A alegria como parceira no combate ao câncer. Assim foi a proposta da festinha de carnaval das crianças em tratamento na Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), o Hospital do Câncer do Acre, na tarde de sexta-feira, 09.
A felicidade de quem passa por um tratamento de saúde tão difícil e prolongado é uma lição de quem luta pela vida.
Não faltou nada no carnaval do Unacon. Se a alegria foi por conta das crianças, a boa música foi garantida pela Furiosa, a banda de música da Polícia Militar do Acre (PMAC). Músicas tradicionais da festa mais popular do país se misturaram com canções do universo infantil, que animaram os pequenos foliões.
É claro que carnaval sem fantasia não é carnaval. Nesse quesito a festa foi ainda mais incrível. A criançada caprichou no visual.
Mirza Félix, gerente-geral do Unacon, destaca a importância de atividades como a celebração do carnaval. “Todo mundo tem uma percepção de como é difícil passar por um tratamento de um câncer, imagine sendo crianças. Esse tipo de festa faz com que os pequenos e suas famílias saíam um pouco da rotina desgastante do tratamento e leva alegria à criançada”.
Durante todo o ano, a direção do hospital se esforça para que todas as datas comemorativas mais representativas sejam comemoradas. Natal, dia das crianças, páscoa, por exemplo, são sempre comemorados.
“Nossa intenção é jamais deixar passar em branco esses dias. É uma forma de aliviar o sofrimento das crianças e suas famílias. Agradecemos muito as parcerias que temos ao longo do ano, como é o caso dos professores da Fameta que estão nos ajudando nessa festinha de carnaval”, destaca Mirza Félix.
Além das músicas de carnaval tocadas pela banda da PMAC, a criançada e os familiares participaram de brincadeiras, bingos e ainda se deliciaram com bolos, cachorro quente, sucos e picolés.