O governador Tião Viana inaugurou na manhã desta segunda-feira, 30, um memorial para vítimas de acidentes de trânsito em Cruzeiro do Sul. A bela e reflexiva obra, que leva os mesmos moldes da sua original, no Rio de Janeiro, partiu da iniciativa do servidor público Valdecy Dantas, a custo zero para o Estado, apenas com apoios institucionais, e reflete sobre a perca prematura da vida.
Em julho do ano passado a frota do Acre era de 198.355 veículos, hoje o estado possui 211.920 – um crescimento de 6,8%. Mas em Cruzeiro do Sul o aumento foi de 9,4%, com 23.258 veículos circulando diariamente pelas ruas. Ainda assim, mesmo com o crescimento acima da média, a cidade tem reduzido seus acidentes com vítimas fatais em 63%. Se durante todo o ano de 2013 morreram 14 pessoas em acidentes – com oito de janeiro a julho –, em 2014, até agora, apenas três vitimas fatais foram registradas.
“Esse é um momento de vitória para Cruzeiro do Sul. Em que vocês dão uma aula de educação de trânsito para o Acre. Esse memorial é um sinal de cidadania. Nós não queremos punir ninguém, apenas ensinar a valorizar e salvar a vida”, disse o governador Tião Viana para uma plateia massiva de jovens que se preparam para, em breve, tirar a primeira habilitação.
A dor que um acidente de trânsito pode causar foi representada na história de Maria da Glória, que há alguns anos sofreu um acidente envolvendo sete pessoas, dentre as quais quatro vieram a óbito. No qual ela, mesmo sobrevivendo, perdeu os dois pés e hoje se locomove de cadeira de rodas. “A maioria dos acidentes em Cruzeiro tem sido com jovens. A minha vida não parou, eu voltei e completei meus estudos, mas ninguém está preparado pra uma mudança tão brusca”, relata Maria.
Ainda, segundo a diretora do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Sawana Carvalho, o trabalho do órgão é realizado dentro de três de eixos: educação, fiscalização e engenharia. “Os três, juntos, nos auxiliam nesse combate. Mas acreditamos que o trabalho preventivo da educação tem sido o grande responsável pelo nosso êxito.”