A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) oferece, em Cruzeiro do Sul, um curso de massagem shantala para bebês. A técnica será aplicada pelo massoterapeuta Bento Marques, nos dias 14, 15 e 16 de abril, das 18 às 20 horas. O local para inscrição e realização da oficina é na Biblioteca Pública Padre Trindade.
O curso é oferecido pela Divisão de Práticas Alternativas da Sesacre e terá abordagem atualizada no ato de tocar, na importância do afeto e interação social no desenvolvimento humano.
De acordo com o massoterapeuta Bento Marques, a modalidade é mais que uma simples massagem, é um ato de amor. “A shantala é uma conversa amorosa e silenciosa entre a mãe e o bebê. Por meio dela, a criança se sente acolhida, amparada e ao mesmo tempo reconhece o mundo pelo toque. Sem contar que o sistema de defesa da criança fica mais forte, evitando doenças”, explica.
Segundo Francis Mary Alves, secretária adjunta de Humanização da Gestão Pública, esse projeto do governo do Estado está, gradativamente, intensificando as ações de humanização na regional do Juruá, devido à importância do acolhimento e do tratamento mais humano e respeitoso ao profissional e ao paciente.
A secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, afirmou que o governo entende que o método, simples, pode ser ensinado para que as mamães compreendam a importância da shantala e realizem em seus filhos. Com isso, será possível proporcionar mais qualidade de vida aos bebês.