Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Curso de pós-graduação em Docência para Educação Profissional e Tecnológica do MEC, em parceria com o governo do Estado, inicia suas atividades – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
oportunidade

Curso de pós-graduação em Docência para Educação Profissional e Tecnológica do MEC, em parceria com o governo do Estado, inicia suas atividades

Ocorrem nesta semana as aulas inaugurais do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT), uma especialização financiada pelo Ministério da Educação (MEC) do governo federal, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

Equipe da coordenação do curso junto aos alunos na aula inaugural, em Brasileia. Foto: Assessoria Ieptec.

No Acre, as aulas inaugurais estão acontecendo de forma presencial nos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) nos municípios de Rio Branco, Brasileia e Cruzeiro do Sul, mas o curso vai seguir com seus encontros em formato semipresencial. São três turmas, sendo a da capital com 100 alunos, 50 em Brasileia, e 50 alunos em Cruzeiro do Sul, somando 200 vagas disponibilizadas à população do estado.

Toda ação está sendo realizada por intermédio do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), que lançou o processo seletivo a nível nacional em fevereiro deste ano, sendo a segunda vez que os acreanos estão sendo contemplados com a vinda da especialização como parte do Programa Novos Caminhos do Mec, em conjunto com a Secretaria de Estado de Educação (SEE)  e o Instituto de Educação Profissional e Tecnológica do Acre (Ieptec) Dom Moacyr.

Aula inaugural em Rio Branco, no auditório do polo da UAB. Foto: Assessoria Ieptec.

A proposta do curso, que terá 12 meses de duração, é habilitar profissionais das mais diversas áreas do conhecimento para lecionar na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na rede pública estadual de ensino, especialmente para os cursos técnicos em nível médio, além de estimular a produção e difusão de conhecimentos sobre a EPT como campo de estudos, e promover a Educação a Distância como estratégia educativa.

O presidente do Ieptec no Acre, Carlos Peres, discursou nas aulas inaugurais em Brasileia e Rio Branco, e enfatizou os sentimentos de gratidão pelas parcerias formadas e de ânimo em saber que,o após a conclusão da formação, a EPT no Acre poderá contar com mais 200 profissionais disponíveis para atuar na área.

“O Ieptec agradece as parcerias com a Setec/MEC, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, e a UAB, por nos ceder espaço em seus polos para receber nossos alunos. Mas não podemos deixar de citar que o governo do Estado e o Ieptec contam com um grande parceiro em Brasília, junto à Setec/MEC, que é o deputado federal Alan Rick, aliado forte da educação profissional do Acre. Essas parcerias vêm dando certo, estão sendo consolidadas e, com isso, o Ieptec vem desenvolvendo o seu papel enquanto órgão do governo que atua com educação profissional”, disse Peres.

Presidente do Ieptec, Carlos Peres, acompanhado das representantes da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Rocilda Silva e Aline Bispo, e da coordenadora estadual do curso, Adriana Alves.

Segundo a coordenadora estadual da especialização, Adriana Alves, a Setec/MECprivilegiou a população do Acre com essa segunda oferta do curso no estado. “Mesmo o Acre sendo pequeno, quando comparado a grandes centros como Rio de Janeiro e São Paulo,  que foram contemplados com 100 vagas cada um, a equipe da Setec/MEC, percebendo a realidade do nosso estado em formar profissionais em EPT e conferindo de perto o trabalho que desempenhamos com a primeira oferta do curso, destinou 200 vagas para o nosso estado. Ou seja, em um ano teremos mais 200 pessoas aptas a atuar com educação técnica e profissional dentro das nossas escolas”, comemorou Adriana. A coordenadora também falou sobre a importância de serem realizadas aulas inaugurais de forma presencial. “Esses encontros possibilitam que a coordenação acolha e dê as boas-vindas aos novos alunos, além de ser uma oportunidade de nos conhecermos e sanarmos dúvidas sobre o manuseio da plataforma que está sendo utilizada no curso”, salientou Adriana.

A Secretaria de Estado de Educação enviou representantes nos eventos de Brasileia e Rio Branco. Em seu discurso no encontro que aconteceu na capital, na última terça-feira, 10, a professora Aline Bispo, que compõe o quadro de servidores da pasta, falou sobre a importância de formar profissionais que vão trabalhar com o novo formato do ensino médio que já está sendo oferecido aos alunos das escolas da rede pública estadual de ensino. “Com a implementação do novo ensino médio nas escolas, a rota de aprofundamento da Formação Técnica e Profissional é de fundamental importância, sendo hoje o campo mais procurado pelos nossos alunos. Portanto, a oferta de um curso como esse, que vai formar profissionais nessa área, é o auge, o foco do momento”, destacou a formadora.

Girlane Souza, aluna da pós-graduação em seu setor de trabalho, onde atua com educação profissional e pretende aperfeiçoar seus conhecimentos com o curso. Foto: Assessoria Ieptec.

A aluna Girlane Souza, que já atua na área da EPT como coordenadora no Ieptec do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), falou da satisfação e alegria em ter sido selecionada para o curso, e o quanto a formação vai enriquecer o seu perfil profissional. “Eu fiquei muito feliz ao ser sorteada porque é uma expectativa muito grande a de poder ingressar em uma especialização desse nível, e que vai contribuir para o aprimoramento e aplicação dos meus conhecimentos na área da educação profissional. É realmente uma oportunidade única! Tenho certeza que esse curso vai me inspirar a fazer o meu doutorado na área da educação profissional e tecnológica”, ressaltou a coordenadora.

Veronice Neves, aluna da pós-graduação em Rio Branco, é profissional de EPT desde 2014, e atualmente desempenha a função de Mediadora de Aprendizagem na rede Ieptec. Foi mais uma aluna que fez questão de ressaltar a sua alegria em ter sido sorteada para o processo seletivo. “A minha expectativa com esse curso é bastante grande. Quando eu fiz a inscrição eu fiquei um pouco apreensiva e com receio de não ser selecionada, porque foram muitos inscritos. Mas eu consegui e estou muito feliz e realizada, pois sei que essa pós-graduação vai contribuir, e muito, com o meu crescimento enquanto profissional da área”, disse a mediadora.

A aluna Veronice (ao centro) radiante em sua primeira aula da especialização no Polo UAB de Rio Branco. Foto: Assessoria Ieptec.

Ainda durante a cerimônia de abertura do curso em Rio Branco, o presidente do Ieptec encerrou seu discurso enfatizando sobre a importância do curso e da formação de profissionais na área. “O Ieptec preza por oferecer sempre o melhor aos seus educandos, e com esses profissionais concluindo uma formação de excelência como essa que tem o selo do MEC, vai refletir positivamente no desempenho dos nossos alunos que serão futuramente acompanhados por esses profissionais. A mensagem que eu deixo aqui para as pessoas que estão cursando essa pós-graduação, é que o Ieptec precisa de vocês, e que vocês possam concluir essa formação e venham somar conosco nessa jornada”, disse Carlos Peres.

A última aula inaugural do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica da Setec/MEC vai acontecer nesta sexta-feira, às 19h, no polo da UAB em Cruzeiro do Sul, localizado na Rua Rui Barbosa, nº 525, bairro Centro.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464