“É uma dádiva de Deus chegar à velhice e uma felicidade enorme quando você é respeitada no meio em que vive”
A frase é de Rute de Souza, de 64 anos, servidora pública do Estado do Acre que nos últimos 10 dias participou do curso “Direitos Humanos e pessoa idosa ‘Protagonistas do novo envelhecer’”. Ela e o restante da turma de 30 pessoas receberam na tarde desta sexta-feira, 10, o certificado de participação.
O projeto é uma parceria do governo do Estado com o governo federal por meio das secretarias de Justiça e Direitos Humanos e tem por objetivo promover a defesa dos direitos da pessoa idosa trabalhando políticas públicas com gestores públicos, assistentes sociais, psicólogos, educadores físicos, líderes comunitários, educadores e cuidadores de pessoas idosas.
Rute cuida do esposo e segundo ela, a capacitação veio para somar a bagagem que ela já tem em relação aos direitos da pessoa idosa.
“Já participei de outros debates e seminários referentes ao estatuto do idoso, mas aqui foi bem diferente. Foram dez dias de trocas de experiências, onde pude compartilhar minhas angústias e conquistas. Quero agradecer a coordenação do curso pela oportunidade, sou a idosa da turma e fui muito bem acolhida, o que mostra que a sociedade está se preparando para receber a população idosa que é cada vez maior”, disse a servidora pública.
De acordo com o coordenador de Atenção aos Direitos da Pessoa Idosa da Sejudh, Antônio Torres o curso superou as expectativas.
“A turma estava muito representada por vários profissionais que atuam na área, que já trabalham com a promoção dos direitos da pessoa idosa e também por outros que atuam em setores públicos e que de alguma forma lidam com pessoas da terceira idade”.
Mesmo tendo que se deslocar todos os dias da Vila do Incra, no município de Porto Acre para Rio Branco, a educadora social do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Suelene Souza, não desistiu do curso e hoje recebeu a certificação com êxito.
“É minha primeira experiência como educadora social de idosos e por isso esse curso vai somar muito no meu dia a dia. Aprendi muito sobre a promoção dos direitos da pessoa idosa e vou colocar em prática com certeza”.
Na segunda-feira, 13, outras duas turmas iniciarão o curso que terá 80 horas aulas cada, encerrando dia 24 de fevereiro.