No fim da tarde desta quarta-feira, 4, o Instituto Socioeducativo do Acre (ISE) realizou a diplomação de 63 pessoas que concluíram dois cursos oferecidos em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), por meio do Sest/Senat. Os números comprovam a eficácia do envolvimento da comunidade nas ações do ISE. A oferta de cursos profissionalizantes diminuiu em 70% o índice de jovens reincidentes em atos infracionais.
A idade dos formandos, todos maiores, demonstra a mudança na política de oferta de qualificação profissional do ISE. Apesar de o instituto ter como função reinserir na sociedade jovens em conflito com a lei, os anos de atuação do órgão demonstram que é necessário envolver a comunidade onde mora o jovem que comete o ato infracional.
“Não adianta trabalharmos só o adolescente. Nós temos que envolver a família e a comunidade onde esse adolescente vive. Com os cursos profissionalizantes, nós criamos um ambiente de paz nesses locais e os resultados são positivos”, destaca Rafael Almeida, presidente do ISE.
Os números comprovam a eficácia do envolvimento da comunidade nas ações do ISE. A oferta de cursos profissionalizantes diminuiu em 70% o índice de jovens reincidentes em atos infracionais.
A dona de casa Rosana de Jesus comemora em dose dupla. Além de receber o certificado do curso de auxiliar de recursos humanos, ela celebra o sentimento de segurança na comunidade. “Aqui nessa região do Aeroporto Velho era normal a gente presenciar jovens usando drogas e cometendo crimes. Com a chegada dos cursos, tanto nossos filhos quanto nós podemos nos capacitar e sonhar com um futuro melhor”, afirmou.
Em 2015, o ISE disponibilizará mais de seis mil vagas em cursos profissionalizantes. As inscrições terão início em março.