Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Defesa agropecuária realiza coleta de embalagens de agrotóxicos – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Defesa agropecuária realiza coleta de embalagens de agrotóxicos

Servidores do Idaf durante a terceria coleta itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos (Foto: Leônidas Badaró)
Servidores do Idaf durante a terceria coleta itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos (Foto: Leônidas Badaró)

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) realizou no último sábado, 30, a terceira campanha itinerante de coleta das embalagens vazias de agrotóxicos.

A campanha, realizada em parceria com a Associação de Revendas Agrícolas do Estado do Acre e as casas agropecuárias, é uma oportunidade para que produtores rurais que fazem uso de algum produto desse tipo em suas produções possam cumprir a lei que determina a obrigatoriedade de devolução das embalagens de agrotóxicos.

Esse trabalho realizado pelo Idaf é considerado de saúde pública, já que a reutilização de embalagens de agrotóxicos pode ser prejudicial à saúde.

Durante muito tempo, foi comum reutilizar as embalagens para o armazenamento de produtos ou queimá-las na propriedade rural. As duas opções são proibidas.

Para garantir o cumprimento da lei e resguardar a saúde da população, o Idaf realiza visitas a propriedades rurais, orientando sobre a forma correta de aplicar os produtos agrotóxicos e informando sobre a necessidade da devolução das embalagens.

“Com a nossa orientação, os produtores estão devolvendo as embalagens, que são encaminhadas para as indústrias e transformadas em outros materiais com segurança. É bom para a saúde do produtor e dos consumidores e para o meio ambiente”, explica Oder Gurgel, do departamento de saúde vegetal do Idaf.

Não devolução de embalagens gera multa ao produtor

Francisco veio com a espoa do Quixadá para fazer a entrega de suas embalagens vazias de agrotóxicos (Foto: Leônidas Badaró)
Francisco veio do Quixadá, com a mulher, para fazer a entrega das embalagens vazias de agrotóxicos (Foto: Leônidas Badaró)

O instituto aposta na conscientização dos produtores para eliminar a reutilização desses materiais.  Francisco Gilberto da Costa saiu de sua colônia, no quilômetro 9 da Estrada do Quixadá, para entregar suas embalagens.

Ele lembra que reutilizava os recipientes até ser informado dos riscos. “A pessoa que não tem orientação é como se fosse um cego. Não sabia que era proibido e prejudicava a saúde. Agora, quando termino de utilizar, corro ao Idaf para devolver a embalagem”, afirma.

Ronaldo Queiróz, diretor-presidente do Idaf, lembrou que a informação é o melhor caminho. “O que procuramos fazer é orientar o produtor. Temos que lembrar que o uso inadequado dessas embalagens é um risco à saúde humana.”

A não devolução das embalagens pode fazer com que o produtor rural seja multado, conforme determina a Lei Estadual dos Agrotóxicos, de janeiro de 2014.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464