O trabalho desempenhado por órgãos de Defesa Civil foi reconhecido, esta semana, em solenidade de condecoração realizada pelo Ministério da Integração, em Brasília.
O governo do Acre foi representado pelo comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Batista, que na oportunidade recebeu a Medalha Defesa Civil Nacional, com grau de Comendador.
Com o intuito de valorizar o trabalho daqueles que dedicam tempo e habilidades a salvar vidas, a homenagem foi estabelecida por meio de decreto no ano 2012, sendo destinada, sobretudo, a personagens civis e militares, nacionais ou estrangeiros, e instituições que prestam serviços ao país em defesa da sociedade civil.
O reconhecimento nacional ao Acre foi concedido mediante ações de prevenção executadas pela instituição, além daquelas que envolvem o combate à degradação do meio ambiente. O empenho dos profissionais militares durante atividades que levaram ajuda humanitária a famílias vítimas de desastres naturais também foi reconhecido pelo órgão que concede a honraria.
Para o coronel Carlos Batista, o reconhecimento é o resultado de um trabalho realizado a muitas mãos, com o envolvimento de diversas instituições do poder público e a parceria do setor privado, bem como da sociedade de modo geral, a exemplo de situações que ocorreram no estado nos últimos anos, como a enchente do Rio Madeira, em 2014, a alagação histórica do Rio Acre, em 2015, e a enchente do Juruá, em Cruzeiro do Sul, no início deste ano.
“Com certeza é uma alegria receber uma homenagem em nome de toda uma equipe que envolve dezenas de instituições e voluntários que se unem para dar boas respostas em momentos que fragilizam famílias. Além disso, a homenagem reconhece o esforço do governo em disponibilizar todo o aparato de serviços públicos para prestar o melhor atendimento e assistência sempre”, expressou.