A Defesa Civil Estadual tem um efetivo trabalhando intensivamente nos bairros da capital acreana. Na tarde de ontem, foram percorridos os bairros Seis de Agosto e Habitasa, que estão com várias ruas inundadas, com o objetivo advertir os moradores sobre o perigo de permanecerem em suas casas . A energia elétrica também foi suspensa, pois o Rio Acre está com 15,23 metros (medição das 12h).
Vários moradores da travessa Santa Terezinha do Seis de Agosto foram removidos. Maria de Fátima Lemes mora no local com seus três filhos. Ano passado foi para casa de parentes, o que pretende repetir caso o rio encha mais.”Todo ano aqui tá alagando, aí os bombeiros e Defesa Civil sempre vêm e perguntam se as pessoas querem sair. Eu não saí, porque a água tá no limite da minha casa e como eu tenho gato e cachorro estou aguentando enquanto posso”. A filha dela é empregada doméstica e, para continuar trabalhando, todos os dias sai de canoa até a beira da 4ª ponte.
Um fato que moradores comentam é da infestação de pequenos animais. Como as jequitaias, uma espécie de formigas agressivas, que também estão procurando locais secos para se abrigar. Kênia Carvalho mora na Rua Peru, do Habitasa, e conta que na vizinhança várias famílias removidas para o abrigo. “Nessa rua ainda não tá fundo, meu sofá e minhas coisas estão em cima de tijolo, mas todo ano eu saio. Até porque eu tenho uma bebê de dez meses e, caso piore, vou de novo para o abrigo”.
De acordo com o boletim oficial da Defesa Civil, na tarde desta sexta-feira, 21, estão abrigados no Parque de Exposições, 315 famílias, o que representa um total de 1.242 pessoas.