Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
“Deixo o comando com a sensação do dever cumprido”, diz coronel Júlio César – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
O adeus com gratidão

“Deixo o comando com a sensação do dever cumprido”, diz coronel Júlio César

Em 2015, chegava ao Comando-Geral da Polícia Militar do Acre (PMAC) o coronel Júlio César. Natural de Rio Branco, filho de Cleonice dos Santos e pai de dois filhos, o agente público tinha pela frente a missão de lidar com os desafios propostos pela gestão de segurança, a qual escolhera como missão para a vida.

Essa missão já perdura por mais de 20 anos. E continuará sendo assim, segundo afirma, mesmo neste momento em que se afasta do cargo e entra para a reserva remunerada. “Deixo o comando com a sensação do dever cumprido e permaneço totalmente à disposição da corporação”, enfatiza.

“É olhando para os resultados que o sentimento hoje é de agradecimento em todos os sentidos […] principalmente, à tropa”, ressalta o coronel (Foto: Assessoria PMAC)
O sentimento ao olhar para trás não podia ser diferente. Júlio César deixa sua marca e legado à história da PMAC, sobretudo pela árdua luta travada frente ao cenário de crise financeira instaurada no país, ao mesmo tempo em que se precisava combater o crime organizado no estado.

Entre seus feitos, destacam-se a ampliação do quadro funcional da corporação, diminuindo o intervalo de ascensão entre as patentes, o que possibilitou a maior promoção de militares da história da PMAC, sem falar no novo plano de cargos e carreiras da corporação, aprovado em 2016, em que o salário inicial subiu para R$ 5 mil, tornando-se um dos cinco melhores salários do país.

Além disso, foram realizados dois concursos para praça e um para oficial combatente, cujos profissionais ainda estão na academia de formação.

Mas a grande conquista que marcou sua gestão, ele revela: “O maior trunfo foi a parceria do povo acreano, que tem expressado sua admiração e respeito pela sua polícia. Um povo que enxerga as dificuldades, mas que também sabe reconhecer o trabalho dessa instituição, que tem buscado a aproximação com a comunidade, de uma polícia cidadã que respeita, sobretudo, os direitos humanos”.

Integração das forças

Em mais de três anos no Comando-Geral, Júlio César viu as forças de segurança darem as mãos por uma causa em comum: o combate à criminalidade. Segundo ele, há de se destacar, portanto, o trabalho desenvolvido na área preventiva, como projetos sociais que envolveram nesse período milhares de crianças e adolescentes, a exemplo do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).

Em sua gestão, o quadro funcional da PMAC foi ampliado diminuindo o intervalo de ascensão entre as patentes (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“É olhando para os resultados que o sentimento hoje é de agradecimento em todos os sentidos. Ao governo, pela confiança depositada, ao secretário de Segurança Pública Emylson Farias, pela parceria juntamente com todos os órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública [Sisp], e tantas outras instituições de demais esferas públicas e privadas que fortalecem nosso trabalho. Agradecimento, principalmente, à tropa, que está na rua diariamente dando respostas à população”, enfatiza.

Junto com o cargo, Júlio César também repassa os desafios da segurança pública ao seu sucessor. E a seguinte mensagem: “Conseguimos até aqui transpor a crise, mas continuamos com o maior desafio da segurança, que é a redução de homicídios e o combate ao narcotráfico nas fronteiras. É nesse sentido que desejo sucesso ao novo comando, tendo em vista que toda mudança é necessária, importante e natural. A mudança sempre representa novas lutas e novos empenhos, e na área da segurança, sempre tem o mesmo objetivo, de trabalhar em prol da sociedade”.

Uma longa trajetória

A história do coronel começou lá em 1992, como oficial da Companhia de Rádio Patrulha. No ano subsequente, comandou o Pelotão da PM em Feijó até 1996, mesmo período em que foi oficial fundador do Comando de Operações Especiais (COE).

Júlio César e um colega de farda no início da carreira de oficial da PMAC (Foto: Arquivo pessoal)

Nos últimos 17 anos, Júlio César esteve à frente do Comando da Companhia de Trânsito, Companhia de Guarda Penitenciária, do 1° e 4° Batalhão, do Batalhão de Operações Especiais (Bope), do Comando Operacional II de Cruzeiro do Sul, da Corregedoria-Geral da PM e da chefia do gabinete militar na Casa Civil, até chegar ao Comando-Geral da corporação.

Possui curso de Formação de Oficiais pela Academia de PM da Bahia, de Aperfeiçoamento de Oficiais pela Academia de PM do Ceará e Curso Superior de Polícia pela Academia Coronel Walter, do Rio Grande do Norte.

Coronel Marcos Kinpara assume o posto de comandante-geral, no lugar de Júlio César (Foto: Val Fernandes/Secom)

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464