“- Chegou água, chegou água!”, assim exclamava com entusiamo, a jovem Andressa Silva, de 23 anos, moradora do Loteamento Praia do Amapá, em Rio Branco, que recebeu pela primeira vez em sua casa, água tratada vinda da rede pública de abastecimento.
O primeiro teste para o funcionamento do sistema de distribuição de água para a comunidade foi feito nesta semana, após a conclusão da etapa de implantação da adutora, num investimento do governo do Acre.
“Um grito foi liberto da minha garganta, depois de quatro anos morando aqui, vou poder usufruir desta água, para fazer as coisas de casa, dar banho nas crianças, sem ficar na dependência do poço, que todo ano seca, neste período. Isso é um sonho realizado”, complementa Andressa Silva.
Os serviços foram executados pelo Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) que atuou nos trabalhos de escavações, reestruturação do solo e instalação de 1.500 metros de uma adutora com 200 milímetros de diâmetro e demais trabalhos de assistência sociais, referente às intervenções.
“Uma das principais reivindicações da comunidade foi atendida pelo Depasa, que encaminhou uma ótima equipe de trabalhadores que concluíram os serviços em oito dias, onde a previsão era de duas semanas”, relata o líder comunitário, Carlos Nascimento.
A adutora que passa na Via Verde foi interligada até a Avenida Praia do Amapá, onde proporcionará uma melhora na distribuição de água na região, além de reforçar o fluxo de abastecimento para o bairro Taquari.
“O progresso veio quando nós mais precisamos que é no verão, pois nesse tempo quente, eu comprava água de caminhão-pipa, gastava muito dinheiro. Estou feliz com mais esse benefício”, comenta o morador Edmundo Ferreira.
Além desta da ampliação da rede, as mais de 620 famílias que residem no Loteamento Praia do Amapá já foram beneficiadas pelo governo do Acre com os serviços de saneamento e pavimentação em 14 ruas.
“A comunidade recebeu toda infraestrutura, porém o abastecimento não chegava, pois aqui era um final de rede e não tinha pressão suficiente. Agora invertemos o sistema com a ligação da nova adutora e teremos condições de distribuir água de forma satisfatória para os moradores”, destaca o diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães.
Os agentes técnicos da autarquia continuaram nos próximos dias na região do loteamento, promovendo os testes na rede de água e efetuando os reparos necessários.