Para realizar a operação será necessário interromper o abastecimento de água na capital
O Departamento Estadual de Água e Saneamento do Acre (Depasa) realiza nesta quarta-feira, das 10 às 20 horas, a terceira e última etapa da operação para ativar a nova subestação da captação da Estação de Tratamento de Água (ETA) II.
Durante a execução do o serviço, será necessário interromper o sistema ETA II, e suspender o abastecimento de água dos bairros Calafate, Portal Amazônia, toda parte alta e região central de Rio Branco.
Nesta fase do trabalho, a missão será desligar duas bombas dos flutuantes da antiga subestação e religar os equipamentos na nova subestação. Com esse último procedimento, será concluído o processo de ativação da nova subestação, que se iniciou com a troca da bomba grande de 800 cv e mudança do sistema elétrico da nova subestação.
Com a nova subestação em funcionamento, o Depasa tem condições de dar continuidade à captação e tratamento de água na ETA II, a maior unidade operacional do departamento na capital, com capacidade para tratar mil litros de água por segundo.
Em maio de 2020, devido às chuvas fortes, uma grande movimentação de terra na área de captação colocou em risco o funcionamento da ETA II. Para eliminar a possibilidade de desabastecimento da capital, governo do Estado iniciou a construção da nova subestação e as intervenções de segurança, para que a captação ficasse protegida. As ações emergenciais mobilizaram equipes da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Departamento de Estrada de Rodagens do Acre (Deracre) e Depasa. O investimento foi de R$ 6 milhões.