Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Depasa discute melhoria do saneamento com associação brasileira que atua em defesa das estatais – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
intercâmbio

Depasa discute melhoria do saneamento com associação brasileira que atua em defesa das estatais

Dando continuidade às ações para ampliação e melhoria da qualidade dos serviços de saneamento básico, o governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa), amplia o diálogo com entidades representativas do setor Brasil.

Cumprindo agenda em Brasília no fim de semana, a diretora-presidente do Depasa, Waleska Bezerra, reuniu-se com o secretário executivo interino da Associação Brasileira da Empresas Estatais de Saneamento (Aesbe), Antonio Lima.  A assessora de Comunicação da Aesbe, Cristina Valentino, e o assistente de Comunicação, Joaquim Crispim, também acompanharam a agenda.

Governo do Acre, por meio do Depasa, realiza visita institucional à Aesbe. Foto: Clemerson Ribeiro/Depasa

Na reunião com os representantes da Aesbe, Waleska Bezerra falou sobre ações emergenciais e avanços do saneamento no Acre: “Quando assumimos o Depasa, há sete meses, o primeiro desafio foi restabelecer o abastecimento para mais de 70% da população, que ficou sem água por causa da quebra de equipamentos, que não existem para pronta-entrega em Rio Branco.  Com apoio do governador Gladson Cameli, realizamos uma verdadeira força-tarefa, e conseguimos comprar, instalar os equipamentos em tempo recorde e normalizar o abastecimento da capital. Além disso, o governo do Acre, por meio do Depasa, realiza a manutenção predial das unidades da capital e interior do estado e investe em melhorias das estações de tratamento de água nos municípios. Ainda por determinação do governador Gladson Cameli, hoje temos já autorizada a liberação de mais de R$ 1 milhão para compra de equipamentos”.

Entidade sem fins lucrativos, a Aesbe promove o compartilhamento de conhecimento e defende os interesses das empresas de saneamento no país. Ao receber a  presidente da autarquia concessionária dos serviços de água e esgotamento sanitário no Acre, Antonio Lima colocou-se à disposição para trabalho em parceria com vistas à melhoria da qualidade dos serviços ofertados aos usuários do Depasa.

O intercâmbio para compartilhar informações, conhecimento técnico e boas práticas é uma possibilidade. “Temos dez câmaras técnicas, que atuam em diversas áreas; além disso atuamos em defesa dos interesses das associadas, sempre primando pela melhoria do setor”, explicou o secretário.

Ainda durante a reunião com a representante do Depasa, Antonio Lima falou sobre dificuldades no período de pandemia e estratégias para manter a entidade em atividade e garantir o atendimento às suas associadas. “Num estalar de dedos tivemos que nos organizar para esse ambiente virtual. Tínhamos uma média de 20 reuniões presenciais por ano e em 2020 ultrapassamos 90 reuniões, sendo 70 só de câmaras técnicas. Com ferramentas virtuais e aplicativos de mensagens, todo esse meio virtual veio agregando para gente produzir o que precisou, produzindo inclusive mais, e aumentando a eficiência”, destacou.

A Aesbe

A Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) é uma entidade civil sem fins lucrativos que representa as companhias estaduais de saneamento básico. Suas associadas atuam em mais de 4 mil municípios, atendendo a cerca de 74,5% da população urbana brasileira com abastecimento de água e 60,8% com esgotamento sanitário, conforme dados do SNIS/2019.

Desde 1984 a Aesbe atua em prol dos interesses das suas associadas e em conjunto com elas na busca pela universalização do acesso ao saneamento básico, além de promover o contínuo aperfeiçoamento técnico mediante o intercâmbio de ideias e experiências, elaboração e divulgação estudos e trabalhos diversos e manutenção de relações e parcerias com associações congêneres nacionais e internacionais. Como entidade representativa da maior parte dos prestadores de serviços de saneamento prestados no país, a Aesbe também trabalha com o poder público para fomentar políticas públicas que contribuam para o melhor funcionamento das companhias estaduais e para a expansão da distribuição de água e da coleta e tratamento de esgoto.

Posicionamento

A Aesbe entende que o saneamento básico é um serviço imprescindível à dignidade humana. Ele está diretamente ligado à saúde e ao desenvolvimento econômico e social das comunidades. Por isso, ela trabalha em conjunto com as suas associadas, as empresas estaduais de saneamento, para levar água tratada e esgotamento sanitário para a população das cidades brasileiras.

Para o acesso universalizado, o modelo que a Aesbe acredita ser o que melhor atende aos interesses nacionais é o da gestão regional. Ela possibilita aos municípios menores e de baixa renda o acesso à água e ao esgotamento sanitário com melhor qualidade, a preços módicos, por meio da economia de escala e do subsídio cruzado.

Os números alcançados demonstram o claro potencial das empresas estaduais de saneamento, mas também apontam para o grande desafio que existe à frente. A Aesbe segue defendendo os interesses das associadas, que têm, em seus estatutos, o objetivo de universalizar o acesso ao saneamento básico nas cidades do Brasil, atuando em conjunto com parceiros, discutindo e mudando políticas públicas, atraindo investimentos e promovendo o intercâmbio de ideias e o aperfeiçoamento técnico na busca por um saneamento forte para todos.

 

 


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464