Mediante a rígida seca do Rio Acre, o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) executa intervenções emergenciais na Estação de Tratamento de Água (ETA I) para garantir o abastecimento em Rio Branco.
Com o objetivo de auxiliar o processo de captação, uma contenção com sacos de areia foi construída ao lado da torre da ETA I para reter um pouco mais do volume de água.
“Nós últimos dias, ampliamos a barreira de contenção de 24 para 32 metros. A ação reforçou a produção da Estação de Tratamento para acima de 500 litros por segundo”, informou o diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães.
O gestor destaca que essa intervenção na ETA I e a instalação de cinco bombas flutuantes na ETA 2, geram a produção de 1,4 mil litros/s, média que ainda garante o abastecimento à população.
“Como o Rio Acre apresenta uma vazão acelerada, as equipes técnicas avaliam e executam ações para que essa média se mantenha. Por isso, evitar o desperdício de água é essencial neste período de extrema estiagem”, relata Edvaldo Magalhães.
Segundo Magalhães, novas medidas deverão ser adotadas pelo Depasa em um possível agravamento do cenário de seca, caso o manancial registre a marca de 1,25 metro na capital, conforme o Plano de Contingência de Abastecimento.