Os bairros Triângulo, Cidade Nova, Quinze e Seis de Agosto, no Segundo Distrito de Rio Branco, estão recebendo 22 quilômetros de rede coletora de esgoto. Todos os resíduos sólidos produzidos por comércios e residências desses bairros serão canalizados e distribuídos para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) São Francisco.
Segundo o diretor-presidente do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), Edvaldo Magalhães, todo o esgoto que antes era jogado no Rio Acre e em córregos que cortam os bairros passará a ser coletado e tratado.
“A partir de dezembro, quando esse serviço for concluído e entrar em operação, os bairros que margeiam o Segundo Distrito não jogarão mais esgoto dentro dos mananciais, principalmente dentro do Rio Acre”, assegurou Magalhães.
O presidente do Depasa também pede a compreensão dos condutores de veículos que trafegam no entorno: “Por se tratar de um sítio arqueológico e ter as escavações para a obra acompanhadas por arqueólogos, o serviço não pode ser executado à noite. Então pedimos a paciência dos motoristas e também dos comerciantes do local, que de certa forma estão se sentindo prejudicados”.
O histórico da obra
Esse serviço de saneamento básico foi iniciado em 2012, mas embargado porque no local fora encontrado um sítio arqueológico. Somente este ano o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) autorizou a retomada da obra, porém, com o acompanhamento de profissionais da área.
O arqueólogo Luiz Coimbra acompanha a obra e afirma que já foram encontrados diversos objetos antigos. “Encontramos muitas peças em louças e porcelanas, provavelmente do início do século XX”, explica.