Disposição de dialogar, ouvir e, principalmente, acolher sugestões e esclarecer dúvidas dos moradores de Santa Rosa do Purus sobre as obras do Programa de Saneamento Ambiental Integrado e Inclusão Socioeconômica do Acre (Proser) é o trabalho dos agentes sociais do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa).
O município receberá os investimentos de quase R$ 20 milhões do governo do Acre em frentes de serviços de infraestrutura na área urbana, como construções de redes e água e esgoto, drenagem e pavimentação.
Tais estruturações provocarão uma verdadeira transformação no cotidiano dos mais de seis mil residentes da cidade. Nesse sentido, o contato direto entre a população e técnicos será essencial para o desenvolvimento dos serviços e para evitar transtornos para a comunidade.
“Todas as benfeitorias que serão executadas em Santa Rosa do Purus mudarão significativamente a vida dos moradores, desde a área de saúde a um novo estilo de vida. Com isso, o diálogo e o conhecimento são fundamentais para que este objetivo seja alcançado e a comunidade se sinta parte dos trabalhos”, destaca a assistente social do Depasa, Eliana Martins.
Uma equipe da autarquia atua nas localidades que ficam no entorno das construções. O marceneiro José Ferreira César, que mora na parte central da cidade, fala sobre a visita técnica feita em sua residência.
“Gostei da atenção que deram a minha família, falaram sobre as obras e os cuidados que devemos ter, para evitar acidentes”, comenta César.
O diretor-técnico do Depasa, Anderson Mariano, informa que a instituição, junto com a Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan), são responsáveis pela execução do Proser, que é financiado pelo Banco Mundial.
“Serão pavimentados quase cinco quilômetros de ruas, garantindo que a cidade tenha acessos e vias com calçadas, além das estruturas da rede esgoto, como a construção de uma estação de tratamento de esgoto, com mais 6 quilômetros de rede, numa proporção de 508 ligações domiciliares”, relata Mariano.
Outra ação de destaque do programa é a ampliação de toda a rede de água para mais 5,2 quilômetros com mais 216 ligações domiciliares e instalação de uma nova Estação de Tratamento de Água.
“Santa Rosa vai passar a ter água tratada 24 horas por dia, ruas pavimentadas, com esgotamento sanitário e rede drenagem da chuva, além de um terminal de transbordo. Será frutos do empenho do governador Tião Viana em prol da população”, disse o diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães.
Trabalho integrado
Os agentes sociais do Depasa também promovem as ações itinerantes, organizam reuniões comunitárias e interagem por meio das mídias sociais e programas de programas de rádio nas cidades Jordão, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, que são contempladas por estas obras.
No total, o governo do Acre investe cerca de R$ 100 milhões em saneamento ambiental integrado.