Os serviços de manutenção e limpeza nos tanques de areia e sedimentação da Captação da Estação de Tratamento de Água (ETA) II tiveram início nesta terça-feira, 29. Para garantir a qualidade da água distribuída ao consumidor, os filtros também passam por limpeza, um trabalho de rotina realizado de três a quatro vezes por ano.
Segundo o diretor do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), Felismar Mesquita, a ETA II é responsável pela produção de mil litros d’água por segundo, o equivalente a um terço da distribuição feita aos usuários.
“Durante o inverno aumenta o acúmulo de material sólido nos tanques de decantação, e com a água mais turva há a necessidade de realizar esse procedimento para continuar garantindo a qualidade no fornecimento”, explica.
Desde cedo uma equipe da Eletrobras trabalha no local para fazer o realinhamento dos postes que distribuem a energia elétrica para a estação e alimentam as bombas de captação. Com a quebra de um dos cabos na madrugada de hoje, o serviço foi interrompido e comprometeu o funcionamento da ETA.
Após a conclusão do trabalho da empresa, estima-se que a distribuição de água volte à normalidade. Os bairros mais comprometidos foram Bosque, Estação Experimental, São Francisco, Floresta, Placas, Tucumã, Universitário, Calafate, Aviário, Tropical e região central. “Nosso objetivo é que tudo seja normalizado em até 48 horas”, frisou o gerente de produção de água Railson Correia.