O Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) tem intensificado os trabalhos para melhorar e ampliar o abastecimento de água em Epitaciolândia. A cidade recebeu recentemente novas Estações de Tratamento de Água (ETAs), duas bombas de distribuição, que dão maior vazão à rede, e agora uma obra está sendo executada para estruturação da captação de água.
No Igarapé Encrenca, rio que fornece água para as ETAs, uma barragem está sendo construída para garantir permanência na captação.
“Nos períodos de inverno e verão intensos, a capitação fica bastante prejudicada. No verão o volume de água é baixo, e no inverno o rio alaga e a balsa com as bombas perdem estabilidade – já aconteceu de alagar”, comenta João Moura, gerente do Depasa no município.
Para Edvaldo Magalhães, diretor-presidente do Depasa, que esteve na cidade acompanhando os trabalhos, essas ações que estão sendo executadas marcam uma nova época para o abastecimento de água na fronteira, local onde a maioria dos bairros recebe água a cada três dias.
“Os trabalhos que estão sendo desenvolvidos vão garantir produção de água suficiente para manter nossas ETAs operando. Vamos até o fim do mês de junho fornecer água todos os dias, para todos os moradores de Epitaciolândia”, garantiu.
https://youtu.be/CIawQS1vRpo