A enchente histórica na terra de Chico Mendes alagou pela primeira vez a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Xapuri. Neste domingo, 1, servidores do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) trabalham na limpeza e recuperação da unidade, para retomar a produção e distribuição de água tratada.
A ETA que foi inundada é responsável pela produção de 60% da água tratada de Xapuri e tem capacidade de produzir 40 litros por segundo. Com a inundação a produção de água potável e o fornecimento estão prejudicados. Apenas 40% da cidade está recebendo água pela rede. O restante está sendo abastecido com caminhões-pipa.
“Estamos montando toda uma estratégia para retomarmos o mais rápido possível a produção de água na cidade. Nesse momento estamos limpando toda a estação e trabalhando também no reparo da parte elétrica”, disse o diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães.
Até terça-feira, 3, o fornecimento deve ser restabelecido. “Acredito que hoje concluímos a limpeza e alguns reparos, na segunda-feira, começamos a produção de água e na terça-feira iniciaremos a distribuição”, acrescentou Magalhães.