Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Deracre completa 60 anos de história, trabalho e grandes obras no Acre – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
desenvolvimento econômico

Deracre completa 60 anos de história, trabalho e grandes obras no Acre

O Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre) comemora seu sexágesimo aniversário de história e trabalho. O órgão é conhecido pela construção de aeródromos, estradas, pontes, balsas e ramais, e foi criado no dia 26 de julho de 1963, sancionado pela lei nº 4, quando foi estruturado o Sistema Administrativo do Estado.

Sede do Deracre em Rio Branco. Foto: Rafael Dias/Deracre

“O Deracre é de fundamental importância para o desenvolvimento social e econômico dos municípios. Que nós possamos, a partir dessa história, nos aproximar da sociedade e avançar a cada dia com trabalhos e obras”, enfatiza o presidente da instituição, Beto Murad.

Deracre tem contribuído com desenvolvimento social do Acre. Foto: Ascom/Deracre

Ao longo da jornada, o Deracre caminha com desafio de servir à população. No momento, cerca de 18 mil pessoas estão envolvidas nessa cadeia produtiva, direta ou indiretamente, em diversas obras: Anel Viário de Brasileia, Ponte de Sena Madureira, Ponte da Sibéria em Xapuri, duplicação da AC-405, Estrada de Porto Walter, Estrada de Envira, manutenção da AC-90, Variante de Xapuri, aeródromos, recapeamento da Via Chico Mendes e manutenção das rodovias AC-407, AC-10 e AC-40.

Governo segue com obra de construção da ponte do Segundo Distrito em Sena Madureira. Foto: Ascom/Deracre

Os investimentos do Estado no Deracre têm mudado para melhor a paisagem e a vida dos acreanos nas cidades e na zona rural. A autarquia é responsável por atividades relativas à execução, conservação e fiscalização de obras públicas.

Na capital e proximidades, as obras na BR-364, BR-317, Avenida Ceará, Parque da Maternidade, Avenida Antônio da Rocha Viana, Amadeo Barbosa e Via Chico Mendes desafiaram a engenharia, a logística e o planejamento orçamentário do Estado.

Trabalho nas estradas do Acre reforça compromisso do Estado em garantir mobilidade. Foto: Ascom/Deracre

O Deracre também tem atuado, durante as seis últimas décadas, nas estradas vicinais e pavimentadas, na recuperação de ramais em polos florestais, na revitalização de prédios públicos e nos aeródromos de municípios mais isolados, como Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.

Estado tem garantido acesso de famílias. Foto: Beatriz Santos/Deracre

Em 2022, o órgão contabilizou obras de reforma em mais de 30 prédios públicos em todo o estado, 437 quilômetros de pavimentação, 300 pontes construídas e mais de três mil quilômetros de ramais. Além de atuar constantemente na conservação das rodovias AC-405, AC-407, AC-485, AC-40, AC-10 e AC-475.

Rodovia AC-405 liga os municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves. Foto: Pedro Devani

As obras nos aeródromos de Feijó, Tarauacá, Xapuri, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo e Santa Rosa do Purus resultaram em mais acessibilidade e segurança para a decolagem e pouso de aeronaves. As pistas receberam serviços de manutenção e iluminação, que ofereceram rapidez no atendimento a serviços essenciais de saúde. Somente em 2023, o Estado garantiu mais de dois mil voos aeromédicos.

Revitalização e iluminação do aeródromo de Marechal Thaumaturgo. Foto: Ascom/Deracre

O Deracre também realizou a revitalização de seus núcleos regionais em Feijó, Sena Madureira, Tarauacá, Xapuri, Brasileia, Manoel Urbano e Cruzeiro do Sul. A intervenção nas sedes é uma forma de preservar e conservar o patrimônio público, aperfeiçoar os serviços destinados à população e melhorar as condições de trabalho dos servidores das regionais.

Muitas dessas estruturas já contam com novo estacionamento, salas de apoio com ar-condicionado, banheiros e dormitórios, além de nova pintura e cobertura, calçada, meio-fio e paisagismo.

Reforma da sede da autarquia em Cruzeiro do Sul. Foto: Ascom/Deracre

A galeria de presidentes da autarquia

Diversos personagens delinearam a história do Deracre. De 1961 a 1964, o departamento esteve sob o comando de Manoel Nogueira. No período entre 1964 e 1968, de Minervino Bastos. De 1968 a 1972, a presidência foi gerida por Auton Peres de Farias. Nos anos de 1972 a 1976, o Deracre ficou sob comando de Horácio Carleti, e de 1976 a 1980, Ivan Mansur assumiu a presidência.

Quadros de presidentes que atuaram na autarquia. Foto: Ascom/Deracre

Logo em seguida, de 1980 a 1984, o Deracre foi comandado por Luiz Henrique Borgel de Miranda, José Rafael da Silva e também por Jefferson Alencar. De 1988 a 1992, Fernando Moutinho comandou a autarquia. De 1992 a 1996, a presidência  esteve sob o comando de Fernando Moutinho, seguido de João Tota. Entre 1996 e 2000, José Rafael da Silva assumiu novamente e em seguida a autarquia ficou sob comando de Tárcio de Brito. De 2000 a 2004, Sérgio Nakamura assumiu a presidência do Deracre.

No período de 2006 a 2010, o Deracre esteve sob comando de Marcus Alexandre. Após, Ocírodo Júnior. De 2014 a 2018, Cristovam Ponte e André Mansur foram responsáveis por comandar o Deracre. Em 2019, a presidência foi assumida por Ítalo Medeiros, seguida, no ano de 2020, por Ronan Fonseca e, em 2021, Petronio Antunes passou a comandar o Deracre, até março de 2023. Em seguida, Sócrates José Guimarães assumiu a presidência do departamento, até julho de 2023. E, atualmente, o Deracre tem como presidente o engenheiro civil José Roberto Murad.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464