Transformar uma pesquisa em negócio é o diferencial da segunda edição do Desafio de Ideias, um dos destaques do X Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), que está sendo realizado no Comfort Hotel, em Rio Branco, desde segunda-feira, 30 até quinta-feira, 3.
Ao todo, 21 equipes dos institutos federais de todo o Brasil estão participando do Desafio de Ideias, que, na verdade, começou em setembro, quando se deram as inscrições no evento e os selecionados receberam o material para poder se preparar, tendo a parte teórica vista previamente.
Agora os grupos participam da etapa prática, que inclui o processo de aceleração, mentorias, palestras e orientações para transformar as pesquisas em negócios. “É o segundo ano que fazemos esse trabalho e a grande sacada do Desafio de Ideias é mostrar para o cientista que ele não precisa ir trabalhar para outra empresa ou sair da sua cidade para poder empreender” diz Marcelo Pimenta, professor de Empreendedorismo e Inovação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e organizador do evento.
Partir de uma pesquisa e não de um conceito e ter abrangência nacional são características que diferenciam o Desafio de Ideias dos outros eventos na área de inovação e empreendedorismo, como o Hackathon e o Startup Weekend, realizado este ano pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect) e parceiros.
O aluno do Instituto Federal do Acre (Ifac), Leonardo de Alencar, que já participou do Hackathon, Startup Weekend e agora está no Desafio de Ideias, destaca a diferença entre os eventos. “Aqui a gente já vem mais preparado, vem com a equipe preparada, com as ideias já desenvolvidas, eles estão só modelando o que a gente já tem, não precisamos criar nada”, afirma.