Um dos setores de maior movimento na economia local e que gera milhares de postos de trabalho, as confecções têm entregado bons resultados ao público da 48ª edição da Feira de Entretenimento e Negócios do Acre (Expoacre 2023).
Com um desfile de moda e beleza promovido pelo governo na noite de sábado, 5, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), e a Federação das Indústrias (Fieac), através do Sindicato das Indústrias de Confecções e Correlatas, o Parque de Exposições parou para conferir o grande potencial que diferencia as empresas locais no mercado.
Todos os expositores das peças levadas à passarela participam do programa Compras Governamentais (Comprac), uma iniciativa do governo do Estado para fortalecer a indústria acreana nos mais diversos setores e ampliar o número de novos empregos criados pelo setor. Vestidos, uniformes escolares e outros acessórios produzidos durante os dias de Expoacre encantaram os olhos das pessoas presentes e despertaram admiração. Além disso, as pessoas também puderam conhecer melhor a forma de atuação, história e objetivos das empresas que participaram do evento.
“O desfile é resultado do desafio de reunir 14 empresas que produzem dentro do Comprac todo o tipo de material que o Estado precisa. E para valorizá-las, é importante mostrar a força que essas empresas têm, além da importância delas para fortalecer a nossa economia. Fico feliz de ver a busca das empresas por prestar este serviço. Atualmente, estamos com a produção de uniformes escolares de 150 mil kits, com 38 empresas a todo vapor”, disse Assurbanípal Mesquita, titular da Seict.
Elaine Guimarães, vice-presidente do Sincon, destacou que a ação foi uma oportunidade de reunir o melhor dos empreendimentos locais por meio da linguagem da moda. Ela afirma que a qualidade das confecções locais é uma das melhores do país, “e o público pôde conferir o que nós somos capazes de produzir. Tem muita gente que não sabe o que a gente faz. O Acre tem um potencial gigantesco na área têxtil”.
A coordenadora do desfile e assessora de Comércio Exterior da Seict, Suelany Paiva, destacou que a ideia nasceu como forma de valorizar as empresas do setor. “A gente consegue ter uma produção de alto nível dentro do estado. Essa atuação das malharias pelo Comprac está gerando mais renda, fomentando o trabalho local e permitindo que toda a nossa economia no Acre seja fortalecida com o dinheiro circulando por aqui”.
A autônoma Luana Souza elogiou a iniciativa das instituições. Ela afirmou que as roupas produzidas tinham muita qualidade e compareceu ao desfile pelo interesse em moda. “Fiquei sabendo do desfile pelas redes sociais e vim até o Parque de Exposições ver essas roupas cheias de qualidade. Foi muito legal essa dinâmica e o governo está de parabéns por trazer essa atividade diferenciada. Tivemos muita beleza, qualidade e espontaneidade das modelos lindas que arrasaram na passarela”, finalizou.