A última noite de festa do carnaval de 2017 demonstrou uma mistura de alegria dos foliões e da energia de tambores e demais percussões dos participantes dos blocos carnavalescos da capital.
Com a riqueza dos detalhes feitos nas alegorias, as simbologias dos estandartes e bandeiras, o glamour das fantasias, adereços e dos abadás das agremiações mostraram as belezas e os encantos do Concurso de Blocos Carnavalescos com Bateria.
Organizado pelas fundações culturais Elias Mansour (FEM) e Garibaldi Brasil (FGB), a disputa entre os blocos Sambase, 6 é D+, Vila do Fuxico e Sem Limites demonstrou a união e a dedicação de cada comunidade em exaltar o carnaval e a grandeza do Samba.
“Todo o capricho, a pesquisa somada aos intensos ensaios demonstram que cada bairro vem para a avenida representar diversos temas ligados a nossa identidade cultural”, relata o diretor-presidente da FBG, Sérgio de Carvalho.
O local para desfile dos blocos foi a Rua Eduardo Assmar, ao lado do calçadão da Gameleira, onde o público e a comissão julgadora puderam avaliar os quesitos Bateria, Harmonia, Samba Enredo, Madrinha da Bateria e Comissão de Frente.
Com o enredo “Sou negro na raça, no sangue e na cor, E aí? o bloco 6 é D+ conquistou o primeiro lugar do concurso apresentando a temática da história do negro e o combate ao racismo. A equipe do bloco foi composta por mais de 400 pessoas que animaram a Gameleira.Moradora do bairro Estação Experimental, estudante Árlia Caren prestigiou com familiares e amigos o desfile.
“Tudo está nota dez, desde a organização aos blocos, que estão lindos e demonstram que estão evoluindo de um ano para o outro. Valeu muito a pena vir conferir”, disse.
Novo Mercado Velho
As tradicionais marchinhas de carnaval, sucessos do axé music e demais canções populares animaram o público que esteve presente nas festividades do Novo Mercado Velho.
Com o tema: Pra Brincar Como Antigamente, o ambiente ficou repleto de famílias que levaram as crianças para desfilar com suas fantasias, participar de brincadeiras, pinturas no rosto e outras diversões.
Sonia Araújo, moradora do bairro Bosque convidou toda a família para participar das festividades. “Um ambiente alegre e seguro. Perfeito para celebrar o carnaval. No ano que vem estarei novamente”, ressalta.