Em mais um dia de atendimento ao público, os cidadãos que estavam presentes na recepção da sede do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), nesta segunda-feira, 12, foram surpreendidos por uma encenação em referência às vítimas de acidentes de trânsito.
A ação faz parte da programação realizada pela Coordenação de Educação do Departamento em alusão ao Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito, terceiro domingo de novembro.
A encenação conta com um monólogo retratando a aflição de uma filha que perdeu o pai em um acidente de trânsito. Ela fala em detalhes como uma atitude imprudente marcou sua vida para sempre.
O senhor Macário Gomes, 63, estava na sala de atendimento do Detran no momento da encenação. Depois da reflexão, ele conclui: “Todos devem dirigir com mais cuidado, ter respeito com os outros motoristas e também com os pedestres”, enfatizou Gomes.
De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) quase 40 mil pessoas morrem todos os anos no Brasil, número que faz o país ocupar o 3° lugar no ranking mundial de mortes nas vias. Outro dado do ONSV é que 90% dos acidentes são causados por falha humana.
Diante desse cenário o Detran tem realizado diversas atividades a fim de informar e orientar condutores e pedestres sobre a responsabilidade de cada um para um trânsito seguro.
“Quando uma pessoa morre no trânsito, para muitos ela se torna apenas estatística, mas para os familiares e amigos torna-se um sofrimento eterno, assim para alguém que fica ferido em um acidente de trânsito, a vida dela muda para sempre. Não podemos negligenciar essa realidade, todos somos responsáveis pelo trânsito”, enfatiza a educadora de trânsito, Cléia Machado.
Durante toda essa semana o Detran realiza a ação educativa nas salas de atendimento do órgão, além de blitzes de orientação. Para encerrar a programação, no domingo, 18, o Detran vai atuar em parceria com diversas igrejas, que receberão representantes do Detran para um ato em memória às vítimas do trânsito.