A Coordenadoria de Educação do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), realiza durante toda semana, instrução aos alunos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), para atuarem como orientadores de trânsito.
A capacitação é parte do Plano de Ação Comunitária (PLA), previsto na grade curricular do Projovem com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento de potencialidades que resultem no reconhecimento dos direitos e deveres dos jovens.
“A intenção é que eles sejam a diferença, que, além de adotarem atitudes positivas no trânsito, sejam multiplicadores dos programas de educação do Detran”, explicou Geny Polanco, coordenadora de Educação de Trânsito do Detran.
Durante o curso os alunos aprendem noções de legislação, ética e convivência no trânsito, além do papel do Detran enquanto instituição fiscalizadora e educadora.
“É uma oportunidade de valorizarmos mais a vida. Tanto a nossa quanto a das outras pessoas que também fazem parte do trânsito”, enfatizou a estudante Maria de Jesus de Oliveira.
Além da capacitação teórica, os alunos terão aulas práticas em que atuarão como agentes de educação no trânsito, orientando e auxiliando condutores e pedestres principalmente nas faixas de travessia, durante o movimento “Maio Amarelo”.
Por um trânsito mais humano
O movimento “Maio Amarelo” foi criado para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos.
Esse ano o Detran/AC vai realizar atividades com focos na promoção do respeito às faixas de pedestre, que é o pilar principal do Programa de Proteção à Vida, a ser lançado no dia 4 de maio, às 9h, no auditório da Universidade Federal do Acre.