O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), participou neste sábado, 24, pela primeira vez, da sexta edição do projeto “MP na Comunidade”, realizado pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) na escola Pedro Martinello, localizada no bairro Montanhês.
A autarquia ofertou serviços de atendimento a habilitação e veículos, emitindo na hora borderôs para pagamento de débitos. A educação de trânsito também esteve presente com contação de história voltada para o autocuidado nas vias, para as crianças.
Pela manhã também foi realizada uma blitz educativa nas ruas do bairro, realizada pelos alunos do projeto “Primeira Habilitação”, que consiste em proporcionar conhecimentos sobre legislação e cuidados nos trânsito. É ofertado a alunos que estão cursando o ensino médio e pode ser utilizado mais tarde como curso teórico para quem for tirar a primeira via da carteira nacional de habilitação (CNH). A qualificação é destinada a alunos da rede pública em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE).
A diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, destaca que a participação do órgão é importante pois aproxima a autarquia da comunidade além de levar cidadania a comunidade local. “Estamos junto com o MP e demais órgãos aqui presente ofertando nossos serviços às pessoas do Montanhês”, diz.
O que é o MP na comunidade
Consiste em promover orientação nas diversas áreas de atuação não só do Ministério Público, mas também serviços na área de saúde, educação, entre outros. O local escolhido é escolhido após verificação nos índices de vulnerabilidade social.