A diretoria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) deu as boas-vindas, nesta quinta-feira, 16, a 50 adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas ou são egressos do Instituto Socioeducativo do Estado do Acre (ISE) e ganharão uma nova chance de se reintegrar à sociedade.
Para o diretor-presidente do ISE, Rafael Almeida, essa é uma oportunidade para os jovens. “Essa é também a chance de esses rapazes e moças terem uma renda, já que receberão uma bolsa pelo trabalho. Assim eles poderão ajudar suas famílias e investir nos estudos, já que alguns estão iniciando o curso superior”, comentou o diretor.
Os socioeducandos cumprirão uma jornada de quatro horas por dia de trabalho no Detran, atuando em atividades relacionadas à educação de trânsito e atendimento ao público.
“É uma realização poder trabalhar no Detran, completar os estudos e seguir a vida. Aqui vamos ter a possibilidade de aprender”, disse a jovem Michele Fidelis, egressa do ISE.
“O Detran recebe esses jovens de braços abertos, onde além de estarem no processo de ressocialização, também contribuirão para a construção de uma sociedade na qual a segurança no trânsito será destaque. Para isso receberão uma bolsa de R$ 402,55 por mês”, explicou com o diretor-geral do Detran, Gemil de Abreu Júnior.
Os jovens participarão de uma formação elaborada pela equipe pedagógica da coordenadoria de educação de trânsito do Detran. O contrato inicial é de seis messes, podendo ser renovado para até dois anos.