O Setor de Endemias da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) em Cruzeiro do Sul preparou ampla programação para mobilizar a população e reforçar o combate à malária a partir desta segunda, 25, Dia Mundial de Luta contra a Malária, prosseguindo até o dia 29, sexta.
Para iniciar, foi promovida uma passeata que saiu da concentração, em frente à sede do Setor de Endemias prosseguindo até a praça central da cidade. O evento teve participação das escolas São José, Valério Caldas de Magalhães, Braz de Aguiar, além do pessoal da Secretaria Municipal de Saúde, que combate a dengue, e da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). O Detran e o Depasa apoiaram o evento.
Segundo o gerente do Setor de Endemias, Hélio Cameli, neste ano houve aumento de 33% nos casos de malária em relação ao mesmo período do ano passado. Ele agradeceu o apoio dos órgãos e escolas que estão participando e acredita que só com a conscientização da população pode haver um combate eficiente à malária.
“A população precisa estar mais atenta. Muitas pessoas pensam que a malária é uma doença sem maiores consequências, mas é uma doença grave”, disse.
Referência técnica (RT) do Distrito Sanitário Especial Indígena regional, o técnico João Gomes conta que das 144 aldeias existentes nos oito municípios que fazem parte do distrito, 26 apresentam casos de malária. Por isso o interesse em levar as orientações às aldeia,s o que já vem sendo feito por meio de material educativo.
Programação
A programação continua até o dia 29 com os seguintes eventos:
Dia 26.04, terça – Palestra sobre a prevenção da malária para professores e alunos de algumas escolas da zona urbana de Cruzeiro do Sul. Local: Teatro dos Nauas.
Dia 28.04, quinta – Atividade de educação em saúde e mobilização social com tema sobre a malária, desenvolvida pelos alunos e professores da Escola Municipal Antônio Ferreira Gomes. Local: na própria escola, situada na Vila Santa Rosa.
Dia 29.04, sexta- Atividade de educação em saúde e mobilização social com tema sobre a malária, desenvolvida pelos alunos e professores da Escola Estadual Augusto Severo. Local na própria escola, situada na Vila Santa Luzia.