A data 15 de dezembro marca o Dia Nacional da Economia Solidária. Por esse motivo, representantes da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol), da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN) e da prefeitura de Rio Branco estiveram reunidos nesta manhã com empreendedores que participarão da I Feira Natalina no Horto Florestal.
O evento foi lançado oficialmente e ocorrerá simultaneamente à I Semana Estadual de Economia Solidária no Acre, entre os dias 20 e 31 deste mês.
De acordo com o coordenador da Unisol, Carlos Omar, a parceria entre governo do Estado e da prefeitura para a realização do evento reforça o compromisso das instituições em tornar evidente o sucesso que são os empreendimentos de economia solidária.
“Dar vez a quem não tem vez, levar oportunidade a quem precisa. Nisso se resume a importância da economia solidária”, afirmou Edna Paro, coordenadora Municipal de Trabalho e Economia Solidária (Comtes).
Além da feira, que começa às 8 e se encerra às 21 horas diariamente, há uma programação definida, que vai desde apresentações de bandas musicais locais, serviços básicos de saúde, cortes de cabelo e estande para informações turísticas. Também, um seminário de palestras que envolvem os desafios da economia solidária no Acre será realizado com os empreendedores.
Dezenas de empreendimentos nas áreas de artesanato, jardinagem, entre outras, farão o público ir às compras para presentear neste Natal.
“Essas atividades são a prova de que vale a pena acreditarmos na força das relações ideológicas e no trabalho em conjunto quando o propósito é um só: fazer com que as famílias comercializem seus produtos e garantam sua renda”, frisou a secretária adjunta de Pequenos Negócios, Silvia Monteiro.
Investimentos
A economia solidária pode ser definida como uma alternativa de geração de trabalho e renda, que também cumpre função social.
No Acre, fortalecer as políticas públicas voltadas às famílias beneficiadas por esse segmento tem sido um compromisso e desafio da gestão.
Segundo o secretário de Pequenos Negócios Henry Nogueira, cerca de R$ 10 milhões já foram investidos em associações e cooperativas ligadas à economia solidária. Nesse sentido, as feiras regionais têm sido fundamentais para a consolidação desses investimentos, movimentando economia e promovendo mais dignidade às famílias.
Priscila Rodrigues é uma das beneficiárias das feiras. Em 2013, ela foi contemplada com um kit de salão de beleza pela SEPN. Além do salão que montou na própria casa, ela costuma receber a clientela nas feiras de fins de semana.
“Hoje temos oportunidade e meios para superar a crise financeira. Basta querer trabalhar. Foi o que eu fiz ao agarrar essa oportunidade”, declarou a empreendedora.