Importante para crescimento econômico das cidades, o turismo gera conhecimento, trocas de experiências, descobertas e bem-estar aos adeptos da prática. A atividade só existe porque há pessoas que se aventuram pelo mundo e desbravam novas culturas.
Indivíduos que adoram fazer as malas e percorrer o mundo afora. Nesta segunda-feira, 13, celebra-se em todo o Brasil o Dia do Turista. Segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT), um turista viaja basicamente por lazer ou trabalho.
O fotógrafo Diego Gurgel, 35 anos, faz questão de viajar todos os anos. “Culturalmente falando, o investimento vale muito a pena. Seja uma viagem curta, dentro do estado mesmo, ou para qualquer lugar do planeta, é sempre ganho, e nunca gasto. Considero um investimento em educação e cultura, é convivência social. Sempre há um aprendizado numa viagem”, ressaltou.
Gurgel, que tem o hábito de viajar todos os anos com a mulher, esteve recentemente no Peru. O passeio pelos Andes foi percorrido de carro pela família – roteiro que o fotógrafo faz questão de percorrer sempre que possível. Às pessoas que pretendem viajar, ele dá dicas valiosas.
“Se você for viajar para um lugar que não conhece, a sugestão é procurar na internet informações sobre o destino escolhido. Existem sites especializados em turismo. Se a ida for de carro, a manutenção do veículo antes da viagem é obrigatória”, orienta o fotógrafo.
Turistas são aqueles que viajam e realizam atividades, como conhecer os pontos turísticos que um lugar tem a oferecer. De acordo com a OMT, são pessoas que vivem em locais diferentes por um período de tempo inferior a um ano consecutivo.
No Acre, a Secretaria de Estado de Turismo e Lazer (Setul) é responsável por fomentar a atividade. A titular da pasta, Rachel Moreira, observa que os números apontam o crescimento do turismo no Acre. “Temos um aumento de quase 6% na renda gerada e o crescimento de mais de 26% do número de empreendimentos turísticos”, reforça.