Incentivando a participação cidadã e a conscientização juvenil, em 2014 será realizada a terceira seleção de estudantes de 1º e 2º anos do ensino médio para o Parlamento Juvenil do Mercosul, criado em 2010 pelo setor educacional do Mercosul e coordenado pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com Argentina, Bolívia, Colômbia, Paraguai e Uruguai, que também selecionam estudantes para as ações educacionais.
Com mandato de dois anos, são escolhidos 27 jovens para representar a delegação do Brasil, sendo um de cada Estado e um do Distrito Federal. Para a garantia da diversidade e da igualdade, deve ser indicado um representante do sexo masculino, uma do feminino e um de estudantes negros, indígenas, moradores de comunidades populares, das áreas rurais ou com deficiência.
Nesta semana, estiveram divulgando a seleção no Estado, Júlia Menezes, da assessoria internacional do MEC, e Tiago Nery, que participou da edição 2012 do Parlamento. “Os alunos têm mandato de dois anos quando são escolhidos, e nesse tempo, desenvolvem políticas de contato com outras culturas, encontros internacionais, e troca de experiências muito significativas”, disse Tiago.
As atividades trabalhadas pelo Parlamento são guiadas por seis eixos temáticos:
1 – Inclusão Educacional;
2 – Participação Cidadã;
3 – Gênero;
4 – Direitos Humanos;
5 – Integração Latino-Americana;
6 – Jovens e Trabalho.
Para mais informações, acesse os endereços eletrônicos do MEC e Parlamento Juvenil