O edital nº 02 /SEE/AC, de 17 de julho de 2015, contendo as informações para o processo de certificação de professores com vista ao provimento da função de diretor de unidade escolar da rede pública estadual de educação básica, foi publicado nesta segunda-feira, 20, no Diário Oficial do Estado.
O documento elaborado pela Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) dispõe sobre o processo de certificação dos candidatos para o exercício no quadriênio 2016/2020.
A certificação é exigência da lei 1.513, de 11 de novembro de 2003, e alterações posteriores, que define a gestão democrática do sistema de ensino público do Acre. A realização do Processo de Certificação de Professores é a primeira etapa do processo para provimento da função de diretor escolar, em conformidade com as condições estabelecidas no edital.
No documento constam o edital, cronograma, formulário de inscrição e requerimento. “Esse é um importante processo democrático que contempla a escolha da comunidade escolar,” destacou Marco Brandão, titular da pasta.
O período de inscrições para a primeira etapa do processo começa só na próxima segunda-feira, 27, e se estende até o dia 7 de agosto. Quando as inscrições forem homologadas, os candidatos devem se matricular no curso de capacitação, que será oferecido na modalidade Ensino a Distância (EaD) e terá carga horária de 80h/aula, dividida em oito módulos. A eleição ocorrerá no dia 15 de dezembro.
Os candidatos devem verificar a regularidade de seus dados cadastrais no setor de lotação da SEE, evitando possíveis problemas na efetivação da inscrição online. Mais informações podem ser encontradas no site da secretaria www.see.ac.gov.br e nas páginas 7, 8 e 9 da edição desta segunda-feira, 20, do Diário Oficial do Estado.