Escolas e sociedade do Acre podem enriquecer e diversificar seus processos de ensino e aprendizagem com a Educ, a nova plataforma pedagógica. Customizada pela Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), a escola digital forma uma rede colaborativa de aprendizado.
São mais de quatro mil recursos digitais, como pesquisas, vídeoaulas, games, animações e infográficos. O uso qualificado das tecnologias na educação sintoniza o novo perfil da sociedade contemporânea com o do aluno do século XXI.
“A era digital exige que a escola extrapole seus muros para acompanhar a sociedade moderna e tecnológica, o que é muito bom, porque desperta a criatividade dos alunos”, destacou Maria José Oliveira, coordenadora de Ensino da Escola Ilka Maria de Lima.
Para o professor Alexandre Souza, do Instituto de Matemática Ciência e Filosofia (IMCF), a Educ expandirá o ensino com uso da tecnologia nas aulas. “Ela permite a inserção de professores e alunos no meio virtual”, frisou.
Uma das grandes potencialidades da plataforma é a formação de uma rede colaborativa, com objetos digitais de aprendizagem. Um amplo repositório, organizado com recursos criados, editados e selecionados com base nos parâmetros curriculares nacionais.
Essa é a quinta plataforma fomentada pela parceria com Instituto Natura, Inspirare e Fundação Telefônica Vivo no Brasil. Além de reunir ferramentas totalmente gratuitas, os estados que aderiram ao projeto podem disponibilizar e ativar conteúdos.
O site também indica recursos digitais capazes de apoiar a criação de novos objetos de aprendizagem, o trabalho com temas transversais e a realização de projetos na comunidade, entre outras possibilidades educativas.
A plataforma é uma combinação que traz interatividade e engajamento às aulas. Acesse.