Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Educação adapta ferramentas digitais à realidade de estudantes – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
estratégias de ensino

Educação adapta ferramentas digitais à realidade de estudantes

Há dois meses e meio, o governo do Acre decretou situação de isolamento social devido à pandemia mundial do coronavírus. Desde o dia 17 de março, as aulas presenciais estão suspensas, o que fez a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) replanejar suas estratégias com gestores, coordenadores e  professores.

Apesar das dificuldades, os desafios estão sendo vencidos. A SEE realizou uma nova formação com a comunidade escolar, redefinindo o plano de ação a partir das aulas remotas. E as escolas têm feito a sua parte, adequando os meios tecnológicos disponíveis para manter a comunicação com os alunos.

Aulas presenciais estão suspensas desde o dia 17 de março Foto: Stalin Melo.

Na maioria dos casos, o contato é feito por aplicativo de conversas virtuais, em que são criados grupos, e os conteúdos, vídeos e explicações são inseridos, de modo a promover a aprendizagem de maneira simples e criativa.

Não é só isso. Outros aplicativos de conversa e reunião são utilizados durante o planejamento da escola com os professores. Material impresso, retirado pelos pais na escola, também é parte da rotina do trabalho e faz com que a totalidade dos alunos seja atingida pelas aulas remotas.

Professora Denise dos Santos destaca importância do planejamento para as aulas remotas Foto: Stalin Melo

O Conselho de Estadual de Educação (CEE) já autorizou as escolas a computar 20% da carga horária com esse tipo de aula, resguardando, nesse caso, o real aprendizado do aluno por meio de evidências que devem ser apresentadas à Secretaria.

Com essa interação, as ferramentas digitais são adaptadas à realidade dos alunos e as dificuldades iniciais e as barreiras que travam o ensino a distância são vencidas pela dedicação e competência dos profissionais que atuam no dia a dia das escolas.

Aprendendo junto

O gestor da Escola Diogo Feijó, localizada no bairro Floresta, em Rio Branco, Francisco Lira, diz que embora a pandemia traga alguns entraves, é também um momento em que a comunidade escolar tem a oportunidade de aprender junto. “Os professores e alunos têm se adequado às novas realidades tecnológicas e se tornado tutores dos alunos”, diz.

“Professores, agora, funcionam como espécie de tutores”, diz Francisco Lira.
Foto: Arquivo/SEE

Segundo ele, diversos aplicativos de mensagens são utilizados, além da impressão e utilização de diversos materiais. As primeiras aulas remotas na escola se deram em maio e, para a reunião com os professores, é usado um aplicativo de reuniões chamado Google Meet. Já para vídeos e links é usado o Classroom.

“Com as ferramentas digitais alcançamos em torno de 90% dos nossos alunos e para os outros 10% elaboramos um material didático impresso, apostilado, com roteiro, texto e questionário, que os pais vieram buscar aqui na escola”, explicou.

Processo de adaptação

Embora cada escola tenha a sua especificidade, há planos e ações que se assemelham. No Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), as aulas remotas também são transmitidas por aplicativos e conversas, e os alunos que não têm acesso a elas estudam com material impresso.

De acordo com Zilda Castro, gestora do Ceja, o trabalho de adaptação para as aulas remotas está saindo a contento. O planejamento com os professores é realizado duas vezes por mês através de webconferências, em que são detalhados os planos vertical e horizontal de ensino, e os conteúdos são enviados aos alunos. E, durante o período normal das aulas, os professores tiram as dúvidas dos alunos, que também estão estudando.

Alunos e professores passaram por processo de adaptação às aulas remotas 
Foto: Arquivo.

Um fator importante no processo de ensino-aprendizagem durante as aulas remotas destacado por Rosa Maria Lima Guimarães, gestora da Escola Antônia Fernandes, localizada no bairro Santa Inês, Segundo Distrito de Rio Branco, é o interesse dos pais. Quando a família não dispõe de acesso à internet, eles se dirigem até a escola para retirar o material impresso. “Esperamos que essa fase acabe logo, mas não podemos deixar de observar essa participação dos pais na educação de seus filhos”, destaca.

Saudades da Escola

As pandemia e a opção pelas aulas remotas criaram um conjunto de situações até inusitadas. Na Escola Henrique Lima, de ensino médio, localizada na região do bairro Calafate, em Rio Branco, o coordenador de ensino, Roberval Rodrigues, afirma que “os alunos estão com saudades da escola”. E não apenas eles: “Os professores também preferem as aulas presenciais”, comenta.

 


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464