O secretário de Estado de Educação e Esporte, Marco Brandão, reuniu-se na sexta-feira, 5, com os membros da Academia Juvenil Acreana de Letras (Ajal), para propor a criação de clubes de literatura no Acre. “A ideia é fomentar e disseminar a literatura em diferentes espaços da cidade, começando pelas escolas e ocupando outros espaços, como praças e centros culturais”, explica Marco Brandão.
O presidente da academia, Jackson Viana, disse que a iniciativa foi recebida com muita satisfação e que isso representa um grande passo para a formação de leitores acreanos. “É uma proposta magnífica, e nesse encontro avançamos bastante com relação aos ajustes para a criação. Agora vamos nos organizar para lançar e começar a executar esse excelente projeto”, disse.
Os clubes
A princípio, os clubes atuarão incentivando a criação de espaços dedicados à leitura nas escolas. A intenção é começar pelo zoneamento da Baixada de Rio Branco, para posteriormente chegar a outros locais, formando clubes de leitores e escritores regionais.
“Será uma grande rede de incentivo a leitura de gêneros diversos. Começaremos implantando na Escola Serafim Salgado, como projeto-piloto, e depois expandiremos. E, na retaguarda, dando todo o apoio, suporte e incentivo, estarão a SEE e a Ajal”, diz Viana.