A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) e a Universidade Federal do Acre (Ufac) firmaram uma parceria por meio do Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (Cecampe/Norte) para auxilar as escolas acreanas na execução dos recursos federais.
Uma reunião entre a titular da SEE, Socorro Neri, e o professor Mark Assem de Carvalho, da Ufac, foi realizada na sede da secretaria, no último sábado, 21, para acordar a parceria e realizar as tratativas sobre as ações do projeto.
Com o apoio da SEE, o Cecampe/Norte atingirá os 22 municípios acreanos, abrangendo programas importantes como o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate), além do Programa Caminho da Escola.
Ao todo, 1.500 profissionais serão capacitados em cursos com tutoria e sem tutoria. Os cursos com tutoria serão realizados em setembro e outubro. Os cursos sem tutoria, em fevereiro, março e abril do ano que vem. Já as capacitações presenciais se estenderão de abril a junho de 2022.
Para viabilizar a execução do projeto, o Estado foi dividido em cinco polos: Rio Branco, Xapuri, Sena Madureira, Juruá e Tarauacá. O Polo Rio Branco envolve, além da capital, Porto Acre, Bujari, Senador Guiomard, Acrelândia e Plácido de Castro, com um total de 369 escolas.
O Polo Xapuri tem um total de 103 escolas de Xapuri, Brasileia, Epitaciolândia e Assis Brasil. Já o Polo Sena Madureira inclui os municípios de Sena Madureira, Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus, num total de 78 escolas envolvidas.
O Polo Juruá conta com Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter, num total de 361 escolas. O Polo Tarauacá inclui Tarauacá, Feijó e Jordão, num total de 124 escolas envolvidas.
“A ação visa melhorar a eficiência e a eficácia na gestão dos recursos e prestação de contas das escolas e dialoga com o nosso plano de trabalho, que é recomendado pelo governador Gladson Cameli”, disse a secretária Socorro Neri.