O Projeto Educação Empreendedora Sebrae realiza no próximo sábado, 9, em Rio Branco, a primeira capacitação para professores que vão atuar no Curso Jovens Empreendedores, Primeiros Passos (JEPP).
A iniciativa visa habilitar os profissionais da Escola Estadual Doutor Pimentel Gomes para trabalharem o empreendedorismo nas salas de aulas com alunos do 1º ao 5º ano.
A formação tem a duração de seis dias, com encerramento previsto para 15 de abril. Vai ocorrer no período matutino e vespertino, na própria escola, que fica no zoneamento do São Francisco, em Rio Branco. O JEPP tem por objetivo disseminar a cultura empreendedora entre crianças e adolescentes do ensino fundamental.
Esta é uma parceria da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas, o Sebrae/AC, por meio do Programa Nacional de Educação Empreendedora, o PNEE. O projeto foi criado em 2013 para ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino.
Na rede pública do Acre, este é o primeiro ano do projeto, e estão à frente da ação as diretorias de Inovação e Gestão da SEE.
“Essa é parte de toda uma discussão do empreender nas escolas, por meio da oferta de conteúdos de empreendedorismo nos currículos, para que cresça a consciência empreendedora desde cedo nos nossos alunos”, destaca Cleide Prudêncio, diretora de uma das pastas.
Além da Escola Doutor Pimentel Gomes, o JEPP será ofertado também para outras da rede pública que oferecem ensino do 1º ao 9º ano. Para alunos do ensino médio, será oferecido o projeto Formação de Jovens Empreendedores (FJE).