A garotinha Mariana Azevedo, de 7 anos, acordou mais cedo nesta segunda-feira, 3, eufórica pelo reinício das aulas. Sua escola, a Theodolina Falcão Macedo, no bairro Placas, passou por 73 dias de reformas estruturais a um custo de R$ 300 mil, justamente para que a menina e seus colegas tivessem o conforto necessário ao bom aprendizado.
Na reinauguração, o secretário de Educação e Esporte do Acre, Marco Brandão, levou uma mensagem aos pais, de compromisso com seus filhos, e com a escola, e por um ensino de qualidade.
“Queremos aqui reafirmar nosso objetivo, que é o de oferecer uma Educação alicerçada no carinho, no respeito e na qualidade, porque seus filhos merecem uma escola à altura das necessidades deles e desta comunidade”, ressaltou Brandão, para uma plateia de dezenas de pais e de mais de 500 alunos do período da manhã.
As obras de revitalização incluíram a reconstrução do forro em PVC do primeiro bloco, a recuperação de rebocos, a repintura das paredes e a substituição de pisos. “Já estava com saudades dos meus amiguinhos. Mas neste tempo, eu fiz o que minha professora recomendou: ler e escrever muito”, relata Mariana.
Ivan Lucas dos Santos, de 9 anos, entrou na sala, no 2º ano ‘A’, admirado com o que viu: “Gostei da minha nova sala. Ela está linda”, disse, em tom de agradecimento.
A gestora da escola, Cristiana Holanda, entende que gestos como esses do menino Ivan são o motivo maior da administração. “Ficamos felizes por isso. Este é o nosso objetivo, o de oferecer condições agradáveis para nossos alunos estudarem com satisfação”, diz.
Para 2017, o secretário Marco Brandão anunciou a instalação de equipamentos de ar condicionado. “A climatização é o próximo passo para essa escola e para as demais, garantindo que nossos estudantes possam estudar num ambiente muito mais confortável”.
Na escola Theodolina Falcão Macedo, estudam 1.100 estudantes, nos períodos da manhã e da tarde.