Neste 3 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a Educação do Acre avalia o avanço das práticas inclusivas nas escolas públicas estaduais.
Atualmente, o estado possui 935 estudantes com necessidades especiais na rede pública. Para atendê-los são ofertadas aulas em Salas de Recursos Multifuncionais (SRM).
O bingo das letras como opção pedagógica para os que estão aprendendo o alfabeto e conteúdo ampliado para os que possuem baixa visão são exemplos do trabalho diferenciado realizado na Escola Estadual Oscar Felício de Souza.
A professora Macilda Maria da Conceição enumera: “Temos um aluno com síndrome de down, um autista, e os demais com deficiência em estudo. Essas práticas são um apoio importante, porque dão mais atenção e de forma adaptada”.
A inclusão exige participação ativa do aluno com necessidades especiais nas escolas, e da comunidade escolar, sensibilidade para desenvolver dinâmicas e criatividade nesse desafio.
Na última semana, a Secretaria de Estado de Educação desenvolveu o Seminário de Práticas Inclusivas, com o objetivo de ampliar as capacitações para o quadro docente estadual e discutir a inclusão escolar desenvolvida pelo atendimento especial especializado. Também foram compartilhadas experiências exitosas e apresentações de artes, música e libras, uma pequena parte desse universo especial.