Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Educação forma equipes gestoras para execução do projeto Maria da Penha Vai à Escola – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
formação

Educação forma equipes gestoras para execução do projeto Maria da Penha Vai à Escola

A educação é o principal instrumento de transformação social e, por isso, tem incorporado em seu currículo temas contemporâneos transversais, com a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contribuindo para a construção de uma cultura de paz e uma sociedade mais justa e igualitária.

Dando continuidade ao curso de formação para as equipes gestoras escolares, a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE) promove o curso “Maria da Penha Vai à escola: educar para prevenir e coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher”, no período de 23 de junho a 10 de julho. O curso tem carga de 40 horas e contemplará 1.654 profissionais da Educação estadual.

O curso tem como público as equipes gestoras das escolas estaduais. Foto: Cedida

O projeto Maria da Penha Vai à Escola tem sido desenvolvido pelo Centro Judiciário da Mulher (CJM) do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) desde 2014. Foi trazido ao Acre em 2020, por iniciativa do Gabinete da Primeira-Dama e da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para Mulheres (SEASDHM), no intuito de minimizar o alto índice de violência contra a mulher no estado.

O curso foi adequado à realidade do estado e elaborado pela Divisão de Direitos Humanos e Diversidade (SEE), pela Divisão de Promoção da Igualdade Racial, Intolerância Religiosa e Diversidade Sexual e pela Diretoria de Políticas para as Mulheres  (SEASDHM), com participação de representantes do Comitê Gestor do Maria da Penha Vai à Escola.

Com a reformulação, o curso foi inserido ao Módulo I, como Eixo V da matriz do Curso de Formação para as Equipes Gestoras, oferecido pelo Departamento de Formação e Assistência Educacional da SEE.

“O Acre está entre os estados mais violentos do país, sem falar que, infelizmente, estamos no 3º lugar do ranking do feminicídio e precisamos mudar radicalmente esses índices”, pontuou a chefe da Divisão de Educação em Direitos Humanos e Diversidade, Irizane Vieira.

O curso foi trazido ao Acre em 2020, no intuito de minimizar o alto índice de violência contra a mulher. Foto: Cedida

A primeira etapa do curso trata da legislação de defesa e prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher, refletindo sobre os índices dessa violência e suas consequências no processo de ensino e aprendizagem.

Além disso, esclarece as equipes gestoras de seu compromisso social em propor ações que sirvam para identificar sinais de violência, com o intuito de preveni-la e combatê-la dentro das escolas do estado, fazendo adequadamente os encaminhamentos necessários à rede de acolhimento e proteção.

Irizane destacou, ainda, que nas próximas etapas do programa o foco são os professores da rede e os estudantes, com o propósito de ampliar ainda mais o alcance e contribuir significativamente para a redução dos índices de violência.

Abordar a Lei Maria da Penha na escola é um grande desafio, por ser um tema polêmico e complexo, que envolve crenças, mitos, experiências individuais e opiniões diversas. A educação é um direito fundamental, voltada para a cidadania, como princípio norteador das aprendizagens e deve ser uma responsabilidade compartilhada entre Estado e família.

O curso será realizado no período de 23 de junho a 10 de julho, tem carga de 40 horas e contemplará 1.654 profissionais da Educação estadual. Foto: Cedida

Essa ação mobiliza muitas outras, relacionadas, inclusive, à rede de acolhimento e proteção da mulher vítima de violência (independente de faixa etária), para a eficácia do trabalho. Cada um sabendo seu papel (possibilidades de atuação e limites), somando forças no enfrentamento e combate às violências.

Instituições parceiras

Secretaria Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres, do Ministério da Mulher, da Família e Direitos Humanos; Tribunal de Justiça do Acre; Ministério Público do Acre; Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública; Polícia Civil; Polícia Militar; Defensoria Pública; Assembleia Legislativa; Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Acre; que compõe o Comitê Gestor do Maria da Penha Vai à Escola, Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para Mulheres (SEASDHM) e Gabinete da Primeira-Dama.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464