O governo do Estado do Acre por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), e do Departamento de Formação e Assistência Educacional, promoveu a 2º formação pedagógica para tutores do curso Ensino à Distância (EAD) de certificação para os candidatos a gestores das escolas públicas do estado, por meio da plataforma Moodle.
A formação preparou 17 professores (tutores) com avaliação processual para trabalhar com os candidatos a gestores nos oito módulos do curso, que terá duração de 33 dias.
Só poderá concorrer à eleição para o cargo de gestor, o candidato aprovado e certificado no curso, que além de ser uma preparação, também será pré-requisito para o cargo. O curso será aberto tanto para os professores, quanto aos servidores não docentes interessados e que se enquadram na formação que exige o edital.
A publicação do edital do curso de certificação está com data prevista para o dia 15 de julho no Diário Oficial do Estado(DOE), com expectativa de inscrição para mais de 1.500 candidatos a gestores que irão gerir as escolas estaduais urbanas e rurais do ensino fundamental ao médio no quadriênio 2020 a 2024.
“O curso é a finalização de uma etapa muito importante porque é a preparação dos professores tutores que vão ensinar por meio da plataforma Moodle os candidatos a gestores escolares. Os candidatos interessados em concorrer à gestão das escolas, precisam passar por este curso e atender às exigências do edital”, explicou Adriana Alves, chefe da Divisão de Formação e Aperfeiçoamento dos Servidores da See.
A primeira etapa do curso teve o objetivo de ensinar como inserir todo o material produzido na plataforma, por ser esse o suporte que o candidato vai acessar. A segunda etapa tem o objetivo de mostrar como corrigir o plano de gestão, um instrumento avaliativo que o candidato vai realizar no final do processo com a prova objetiva e a escrita de um plano de gestão.