A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) realizou na manhã desta segunda-feira, 22, uma roda de conversa com os servidores, em alusão ao mês de conscientização da saúde mental e emocional, Janeiro Branco. A iniciativa, promovida pela Divisão de Qualidade de Vida, teve como foco a promoção do autocuidado e saúde mental.
O psicólogo Antônio Anderson Gomes de Souza, da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), conduziu a discussão sobre “Autocuidado e Saúde Mental”, buscando instigar reflexões sobre a importância desse conceito para o bem-estar individual e coletivo.
Janeiro Branco, mês dedicado à saúde mental, destaca-se como um período propício para reflexões sobre a vida, relações sociais, emoções e sentimentos. A campanha, respaldada pela Lei nº 14.556/23, visa conscientizar sobre a importância do autocuidado.
O objetivo da campanha Janeiro Branco é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas e das instituições humanas.
Os sinais de adoecimento psíquico foram abordados, incluindo mudanças nos padrões de sono, alimentação, humor, produtividade e comportamento. A roda de conversa proporcionou um ambiente para compartilhar vivências e estratégias de autocuidado, estimulando a troca de experiências entre palestrante e servidores.
“O tema é de grande relevância, pois destaca o autocuidado, incentivando a observação do eu, e a identificação do que não está bem. A saúde mental requer constante atenção, expressão cuidadosa e compartilhamento de experiências”, enfatizou Carmem Braga, servidora da Educação, resumindo a importância do evento.
A Divisão de Qualidade de Vida oferece serviços como massagem, auriculoterapia, florais de psicoterapia, acupuntura e ventosaterapia. Jaqueline Guimarães, chefe desse setor, destacou a importância da iniciativa, e ressaltou que a roda de conversa abordou a necessidade de autocuidado para evitar doenças psicológicas, incentivando a participação dos servidores nos serviços oferecidos gratuitamente.