A Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), por meio da Coordenação de Ensino Rural, realiza nesta segunda e terça (30 e 31), na Escola Padre Antônio Diogo Feijó, a formação continuada para vinte e quatro coordenadores pedagógicos e de ensino da zona rural de Rio Branco.
A formação tem como objetivo dar suporte pedagógico para que os coordenadores possam auxiliar os professores nas mais diversas metodologias e garantir uma melhor qualidade de ensino também para os alunos das localidades mais distantes do Estado.
O secretário Marco Brandão prestigiou a formação dos coordenadores, agradeceu o empenho de todos, inclusive da equipe da secretaria, e destacou as peculiaridades da Educação na zona rural, como as dificuldades em relação à infraestrutura e às distâncias que precisam ser vencidas.
“Na maioria das vezes, a escola é o único espaço público de uma comunidade rural onde as pessoas se encontram, por isso a importância em fazer com que os resultados dessa formação possam chegar a todas as crianças, garantindo uma educação pública de qualidade”, afirmou o secretário.
O professor Valmir Nonato, coordenador pedagógico da Escola Alto Alegre, localizada no km 72 da estrada Transacreana (rodovia AC-090), Ramal do Jarinal, lembrou o esforço da SEE em garantir a formação continuada. “A expectativa é de melhorarmos cada vez mais nossa condição de trabalho”, disse.
A professora Fátima Fonseca, que já foi coordenadora da Escola Jorge Kalume e atualmente faz parte da equipe pedagógica da Escola Beija-Flor, no Belo Jardim II, disse que é por meio da formação continuada em que se concretizam muitas ações na escola, estabelecem-se metas de trabalho e se avança nos resultados. “Eu vejo a formação como algo muito importante, pois sem ela ficaríamos sem rumo”, frisou.