A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio do Departamento de Ensino Especial, realiza formação para as equipes de gestores, professores regentes e profissionais que atendem o público-alvo das escolas São João Batista e Pedro Gomes, localizadas no Ramal Walter Acer, no município do Bujari.
Com o tema “O trabalho colaborativo no processo prático para o desenvolvimento e aprendizagem do aluno público-alvo”, professores e coordenadores participaram da formação continuada oferecida pela SEE, que tem como objetivo básico garantir um atendimento adequado aos estudantes.
De acordo com a professora Shirley Lessa, chefe do Departamento de Ensino Especial, o governo do Estado tem buscado garantir aos alunos uma educação igualitária. “Buscamos incluir a todos, proporcionando conhecimento de novas estratégias e adaptações de atividades para os alunos”, disse.
Mais do que isso, ela destaca que é necessário fazer as adaptações corretas aos alunos do ensino especial. “Temos buscado garantir a inclusão dos alunos com deficiência e, cada vez mais, a Secretaria de Educação tem proporcionado esses momentos com os professores, tanto dos municípios quanto da capital”, afirmou.
A professora Laélia Occhi, que é gestora da Escola Pedro Gomes, participou da primeira formação do ensino especial e fez questão de dizer que ela é de extrema importância, tendo em vista que os profissionais têm dificuldade de fazer adaptações curriculares.
“Apesar dessas dificuldades tivemos grande suporte para ajudar na prática pedagógica, que é uma das tarefas mais importantes da escola e precisamos trabalhar com os alunos da educação especial de forma que eles se sintam parte integrante da escola”, afirmou a professora.
Já para a professora Antônia Martins, que é assessora do Ensino Especial do Núcleo da SEE no Bujari, a formação veio contribuir de forma significativa para a prática pedagógica dos professores das escolas. “Essa parceria foi uma forma que encontramos para alcançar esses profissionais e levar até eles as orientações para as adaptações das atividades”, destacou.