A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cruzeiro do Sul teve suas obras retomadas a partir de dezembro de 2015.
A instituição tem o objetivo principal de descentralizar os serviços de saúde na cidade e, além de atender a região central e os bairros Cobal e Várzea, beneficiar grandemente os ribeirinhos, por sua privilegiada localização próxima ao Rio Juruá.
O gestor da Secretaria Estadual de Obras (Seop), Valdecir Simões, explicou que o atraso na obra se deu em decorrência de problemas financeiros da empresa contratada anteriormente, que não teve como manter os trabalhos e foi penalizada por isso.
Houve nova licitação, e a empresa vencedora retomou os serviços. Para Simões, a empresa está bastante empenhada, tendo colocado 32 homens na obra: “Estamos tendo dificuldades por causa das chuvas, mas houve grande evolução no serviço, e o cronograma está sendo cumprido pela empresa”, disse.
A previsão de entrega, segundo o gestor, é para agosto deste ano. “Assim que a chuva der uma trégua”, explicou, a construção deverá ser acelerada.
A estrutura física da UPA, com 2.246,84 metros quadrados de área construída, é composta por vários ambientes: pronto atendimento, atendimento de urgência, diagnóstico e terapêutico, observação, administrativo, apoio técnico e logístico.
Além de melhorar o atendimento à saúde em Cruzeiro do Sul, a UPA também ofertará oportunidades de emprego para profissionais da área de saúde.