“É um sonho que está sendo realizado”, disse Eliane Gonçalves Nery, professora empossada nesta sexta-feira, 2, no auditório do Núcleo da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esportes em Cruzeiro do Sul. Ao todo, foram convocados 50 candidatos, destes, 48 assinaram o termo de posse, os quais serão lotados nas unidades escolares da rede pública estadual.
Eliane ainda comentou: “Já trabalho na educação com contrato provisório há uns nove anos. A cada final de ano, quando fechava o contrato, ficava com receio de não saber como sustentar minha família. Graças a Deus, de uns cinco anos para cá, foi criado o processo seletivo por dois anos, com direito a prorrogação por mais 2 anos. Mas, o sonho que todo professor almeja é se efetivar e dar continuidade ao trabalho realizado, buscando sempre uma educação de qualidade”, finalizou.
Ao todo, foram convocados 341 candidatos, distribuídos em todo o Estado, destacando-se Rio Branco com 223 candidatos, e Cruzeiro do Sul com 50 convocados, os quais serão lotados nas unidades escolares da rede pública estadual, já a partir desta sexta-feira.
A contratação efetiva dos professores é mais um investimento do Governo do Estado do Acre, tanto na educação da área urbana, como da zona rural do município. Os investimentos educacionais vão muito além. Das 72 escolas estaduais na região, apenas 12 ainda não passaram por reformas e ampliações.
De acordo com a coordenadora do Núcleo da SEE de Cruzeiro do Sul, Ruth Bernardino, são professores que estão se agregando ao grupo para fazer o melhor pelos alunos e pela educação do estado do Acre.
“Foram convocados 50 professores, mas, devido ao impedimento de um candidato e o pedido de reclassificação de outro, hoje estão sendo empossados 48 professores. Sabemos da importância do contrato efetivo, tanto na vida dessas pessoas, que passam a ter uma estabilidade profissional, como também para nossas escolas, que terão um maior número de professores efetivos, diminuindo a rotatividade de profissionais com contratos provisórios, que tanto prejudica o andamento do projeto educacional vigente”, destacou.
“O governador Gladson Cameli e o secretário de Educação Mauro Sérgio são pessoas que tem um olhar especial com a educação, e nesse período de um ano e nove meses de governo, a maioria das escolas cruzeirenses já foi reformada, passou por alguma intervenção ou ampliação”, concluiu Ruth.
Devido à pandemia, os professores estão trabalhando de maneira diferenciada, elaborando o material de ensino e encaminhando para as unidades escolares atendendo os alunos de forma a cumprir o plano de ensino. A volta às aulas está prevista para março de 2021.