Às margens do Rio Juruá habitam acreanos que dia após dia enfrentam duras batalhas para contribuir com a construção de um estado que oferte melhor qualidade de vida à população. O governo do Acre e parceiros não medem esforços para transformar a realidade dessas milhares de pessoas. Apesar da dificuldade de acesso, políticas institucionais chegam ao Juruá e geram profundas transformações sociais.
A 3ª edição do encontro da Comissão Intergestora Regional (CIR) é exemplo disso. Em Marechal Thaumaturgo, o titular da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Pedro Pascoal, membros da pasta na Regional do Juruá, Tarauacá e Envira, secretários municipais de Saúde e representantes da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) discutiram e pactuaram medidas de Saúde. A sessão, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, 12, na sede da prefeitura local, contou com a participação da governadora em exercício, Mailza, e do gestor do município, Valdélio Furtado.
“É muito importante essa troca de ideias e de experiências para que possamos ofertar serviços de Saúde com mais qualidade ao povo de Marechal Thaumaturgo. A CIR soma, pois dela sairão informações importantes para o governo criar políticas que se adequam às necessidades locais”, destacou a chefe de Estado.
A CIR tem como propósito gerar impactos positivos à saúde. A comissão conta com representações na regional do Alto Acre, Baixo Acre e na regional do Juruá, Tarauacá e Envira. Cada uma é liderada por secretários municipais, que realizam suas funções em parceria com o governo, com o objetivo de transformar em realidade as demandas de Saúde da população.
“O governo está à disposição para fortalecer a regional. Nossa vinda aqui é de extrema relevância, pois conhecemos a realidade local e, a partir disso, definiremos ações de encaminhamento que vão atender os anseios do povo”, ratificou o secretário Pedro Pascoal.
Na pauta, o fluxograma de Saúde da Regional do Juruá, Tarauacá e Envira, o Sistema de Regulação Hospitalar, itinerante indígena, cronograma de capacitações, além da distribuição de insumos ao laboratório de Marechal Thaumaturgo e os indicadores de Saúde da região.
Avanços na Saúde pactuados pela CIR
A política coesa entre Estado e municípios amplia e garante o acesso aos serviços de Saúde para os habitantes das zonas rural e urbana da região.
Criada em 2012, a CIR possibilitou ao Juruá a padronização de fluxo assistencial, a implantação do Sistema de Regulação (Sisreg) nos municípios, o fluxo de dispensação de insulina, cessão de cadeiras de rodas, entre outros. Os avanços beneficiam o povo com mais cidadania e dignidade.
O que disseram
“O governo tem sido grande parceiro, e com união atuamos para entregar importantes benefícios ao nosso povo”, disse Valdélio Furtado.
“Estamos felizes, pois o momento vai gerar conquistas. Nessa reunião tratamos de problemas, mas com a unidade das forças conseguimos resolvê-los”, Joice Gonçalves, secretária de Saúde de Mâncio Lima.
“Ficamos honrados em receber as equipes no nosso município. A CIR tem melhorado a vida da nossa população”, gestor da Saúde de Marechal Thaumaturgo, Maricelson Firmino.