O último dia da II Semana de Comunicação foi marcado pela presença do editor online do Jornal Extra, Fábio Gusmão, que ministrou a palestra “Informação e Desinformação na Era das Redes Sociais”. O evento foi realizado na noite de quinta-feira, 23, no auditório do Ministério Público do Acre (MP/AC), e contou com a presença de profissionais e estudantes de jornalismo.
Durante a conversa, Gusmão apresentou os cases de sucesso nas redes sociais do veículo de comunicação, como no Twitter, com a criação das hashtags #eboato e #everdade, no WhatsApp, usando cadastro de pessoas em grupos de troca de informações, e no Snapchat, que em uma parceria com a Agência Lupa, divulgou notícias sobre as eleições governamentais do Rio de Janeiro.
“Nossa obrigação é continuar sabendo informar com qualidade. Nessa era das redes sociais, os informes são reproduzidos de uma forma sem checagem, e é aí que entra a oportunidade de mostrar nosso valor, que é apurar o que chega pra gente”, enfatiza.
O estudante do quinto período do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Acre, Felipe Pereira, destacou como esses encontros influenciam na formação dos acadêmicos. “Nesses momentos, conseguimos ampliar nossa visão sobre a profissão e, assim, podemos nos inserir no mercado de trabalho. Além disso, como há uma parceria com o MP, vemos também o lado jurídico do jornalismo”, relata.
Programação
Ao longo da semana, foram promovidas palestras e mesas-redondas sobre apuração da notícia, direitos autorais, novas formas de comunicar e direitos fundamentais da informação. A programação se encerra nesta sexta-feira, 24, com o Prêmio de Jornalismo do MP.
“O prêmio é uma forma que a instituição encontrou para valorizar o trabalho da imprensa. Para nós, tem sido motivo de satisfação, afinal, tivemos 120 trabalhos inscritos, o que nos possibilita a aproximação com o cidadão por meio de matérias veiculadas”, diz o secretário-geral do MP, Celso Jerônimo.
A titular estadual de Comunicação, Andréa Zílio, aponta como a oportunidade é importante para os comunicadores do Acre: “Estes são momentos de troca de experiências entre toda a classe jornalística. Acreditamos que eventos assim proporcionam crescimento pessoal e profissional para todos que participam”.
A Semana de Comunicação do Acre é uma realização do Sindicato dos Jornalistas do Acre (Sinjac), governo do Estado, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom), MP/AC e Ufac.