Pasta trabalha integrada com outras secretarias em cumprimento ao que determina o governador Gladson Cameli
A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) está irmanada com as demais pastas da administração estadual na tarefa de reduzir os efeitos da pandemia de Covid-19 no Acre. As ações conjuntas fazem parte de uma determinação expressa do governador Gladson Cameli, que neste sábado, 6, esteve reunido com representantes dos municípios que compõem o Vale do Iaco e Purus, em Sena Madureira (a 144 quilômetros de Rio Branco).
A pauta principal do evento – com a participação do secretário Mauro Sérgio Ferreira da Cruz e dos titulares de outras secretarias e departamentos -, girou em torno das orientações para os prefeitos, secretários municipais e vereadores de Santa Rosa do Purus, Sena Madureira e Manoel Urbano sobre o decreto de restrição assinado por Gladson Cameli, no início do mês, para conter o alastramento do novo coronavírus no estado. A ideia é que os gestores de cada município repassem esses esclarecimentos às suas populações.
“Apesar da pandemia, o nosso governo trabalha, e muito, pelos nossos municípios. Ninguém está de braços cruzados. E isso se deve ao fato de termos um líder que nos inspira e que todos os dias engrandece a bandeira da vida, em dias difíceis”, afirmou Mauro Sérgio da Cruz, referindo-se à preocupação do governador com a proporção a que está tomando a pandemia em todo o estado.
Na ocasião, os núcleos da Educação dos municípios de Manoel Urbano e Sena Madureira receberam novos ônibus escolares. Para Sena, serão dois ônibus com 19 assentos, 4 para 29 lugares e 2 para 59 passageiros. Manoel Urbano ganha um ônibus com 29 assentos.
Além disso, foram entregues 165 kits escolares [cadernos, lápis, canetas, réguas e borracha] à escola Charles Santos, enquanto que a escola Comunitária II recebeu 119 kits, outros 42 foram destinados à escola Anjo da Guarda, todas de Sena Madureira. Fizeram parte do conjunto de novos investimentos à Educação da região ventiladores, lousas e mobílias, entre mesas para professores e para secretarias das escolas.
Segundo o titular da SEE, pelo menos 30 escolas foram reformadas ou estão sendo revitalizadas neste momento, em todo o estado, garantindo bem-estar aos professores e estudantes quando houver a possibilidade do retorno presencial às aulas. “Mesmo em casa, quando voltarem para a escola, eles terão a qualidade que merecem no ambiente escolar”, ressaltou o secretário Mauro Sérgio da Cruz.
Inspeção ao Instituto Santa Juliana
O secretário também esteve no Instituto Santa Juliana, que será ampliado e revitalizado pelo governo do estado ainda neste ano de 2021. Estimada em R$ 4,9 milhões, a intervenção terá o aval do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do governo federal, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e com emendas de bancada de parlamentares acreanos.
“As obras estão dependendo apenas de um alguns processos complementares para que sejam iniciadas em maio ou em junho”, explica Mauro Sérgio da Cruz.
O projeto já foi concluído pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Regional (Sedur) e tem como objetivo resgatar as características originais do prédio, construído na década de 20, sem, no entanto, abrir mão do conforto para educadores e estudantes.
A parte arquitetônica foi pesquisada por meio de fotos antigas e de depoimentos de moradores, permitindo que a equipe da Sedur pudesse formalizar a essência do projeto. “Conseguimos saber exatamente como era cada ambiente, fazendo a catalogação de todos os recintos, das paredes, piso e teto”, afirma a arquiteta Soad Farias, chefe do Departamento de Criação da Sedur.
Acompanharam o secretário na inspeção ao Instituto, o diretor de Manutenção e Serviços Gerais da SEE, Juscélio Trindade, o diretor de Logística, Daniel Braga, o chefe do Departamento de Gestão Operacional, Josemir Amorim, Davyd Wildson Rocha, chefe de Almoxarifado, e a coordenadora do Núcleo da SEE em Sena Madureira, Maria Irlane Diniz Ferreira.