A Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), em Rio Branco, recebeu nesta quinta-feira, 18, o promotor de Justiça Ocimar Sales Júnior, que atua na 1ª Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Saúde do Ministério Público do Estado (MPAC), em visita institucional ao prédio de Nefrologia, que foi entregue reformado e equipado neste mês.
O MPAC desempenha um papel importante, ao atuar como defensor dos interesses sociais e da ordem jurídica. Suas principais funções incluem promover a justiça, fiscalizar o cumprimento das leis e defender os direitos fundamentais, contribuindo para a manutenção do Estado Democrático de Direito.
Durante a agenda, o promotor, que foi recepcionado pela presidente em exercício da instituição, Dulciana Araújo, acompanhada da equipe técnica do hospital, conheceu toda a estrutura reformada e adequada para receber os pacientes que realizam tratamento de hemodiálise.
“O Ministério Público vem acompanhando, com a gestão da Fundhacre, toda a evolução que foi aqui implementada. Saímos satisfeitos com o que nos foi apresentado, vimos que houve uma evolução em prol dos pacientes”, atestou o promotor.
Também foi apresentado ao promotor o andamento da retomada dos procedimentos de transplante de rins no estado, e foi encaminhada toda a documentação exigida pelo Ministério da Saúde. O próximo passo é a publicação da portaria do Ministério da Saúde, para que os pacientes comecem a ser inscritos em fila de espera para o transplante renal.
“A visita do Ministério Público à Fundhacre endossa a relação que temos com os entes federativos. Temos o único desejo de evoluir como prestador de serviço, para o benefício da nossa população, sabendo que, toda vez que o MPAC vem e nos chama para o diálogo e faz os apontamentos necessários, para nós é uma segurança e garantia”, afirmou Dulciana Araújo.
Também estiveram presentes o representante da empresa Hospital do Rim, Alessandro Nasserala; a responsável técnica pela equipe de transplante renal, Jarine Nasserala; a responsável pela Central de Transplantes do Estado, Celiane Medeiros; a coordenadora de Transplantes da Fundhacre, Valéria Monteiro; e outros membros da equipe assistencial e administrativa do complexo hospitalar.